Início Destaque Assistente social do hemocentro de Picos pede ajuda da população para reforçar...

Assistente social do hemocentro de Picos pede ajuda da população para reforçar estoque de bolsas de sangue

Devido ao baixo estoque de bolsas de sangue no Hemocentro Regional de Picos, a assistente social do órgão, Valdênia Leite, faz um chamamento à população para reforçar o estoque de doações, principalmente neste período de festas de final de ano, em que a demanda aumenta e o número de doadores diminui.

Segundo Valdênia, o volume de bolsas no centro está em níveis preocupantes. Ela lembra que o Hemocentro Regional atende não só pacientes de Picos, mas também de toda macrorregião.

“O Hemocentro Regional de Picos encontra-se com o estoque de bolsas de sangue bastante baixo, e isso é muito preocupante, pois todos os pacientes, tanto de Picos, quanto da macrorregião, que precisam de transfusões sanguíneas, precisa que esse estoque esteja grande, para que seja suprida a necessidade desses pacientes. Então nós convidamos vocês a comparecerem ao Hemocentro Regional de Picos, para fazerem as doações de sangue”, conclamou.

Quem pode doar sangue:

Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);

Pesar no mínimo 50 kg;

Estar alimentado, não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). Serão aceitos alguns documentos digitais com foto.

Quem não pode doar:

Quem teve hepatite após os 11 anos de idade;

Mulheres grávidas ou em amamentação exclusiva;

Quem passou por cirurgia cardíaca;

Quem teve câncer;

Quem teve relações sexuais com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses;

Usuários de drogas;

Pessoas com HIV, hepatite, sífilis e doença de Chagas.

Antes de doar:

Dormir bem a noite anterior à doação;

Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação;

Alimentar-se bem, evitando alimento gorduroso;

Aguardar 2 horas após o almoço, para doar;

Não fumar 2 horas antes e 2 depois da doação;

Neste final de ano, o Hemocentro terá funcionamento normal e fecha, somente, nos feriados do dia 25/12 (Natal) e 01/01 (Ano Novo). Os hemocentros regionais funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.

CONFIRA O ÁUDIO DA ENTREVISTA