Início Destaque Panorama: Será se as pré-candidaturas da terceira via em Picos sobreviverão após...

Panorama: Será se as pré-candidaturas da terceira via em Picos sobreviverão após as águas de março?

Com a chagada de 2024, se intensificam as articulações políticas visando a eleição de outubro próximo. No município de Picos, o atual prefeito Gil Paraibano (Progressistas) e o deputado licenciado, Pablo Santos (MDB), figuram como as pré-candidaturas com maior musculatura. E ai será se ás pré-candidaturas da chamada terceira via sobreviverão às águas de março?

Com o bloco na rua

Até agora o vereador Marcos Buriti – que está no PRD, mas buscará outra sigla para concorrer-, o empresário Cacique, o Palhaço Vaguinho (PDT) e o servidor público Edmundo Galvão (Psol), mantém seus blocos na rua. Eles asseguram que disputarão a sucessão do prefeito Gil.

Coisas de irmãos

Durante a discussão da mudança na Lei Orgânica do Município, que dispôs sobre as chamadas emendas impositivas, os vereadores Evandro Paturi e Irmão Zé Luís por pouco não desceram do salto do decoro. É que no calor do debate, Paturi disse algo que irritou o irmão a ponto do abençoado, como também é chamado no meio político, ficar da cor de um pimentão maduro.

Selaram a paz

Irmão na fé e pertencente ao mesmo partido, o velho MBD, eles defendem projetos políticos diferentes. Enquanto Zé Luís integra o bloco de oposição, Paturi tem a incumbência de liderar o do governo na Casa Legislativa. Mas após a sessão ocorreu a confraternização de final do ano, onde participaram os vereadores e servidores do legislativo, em um restaurante da cidade, oportunidade onde os parlamentares aproveitaram para se desculparem e fumar o cachimbo da paz.

Quase azeda

Segundo uma fonte, lá em Santana do Piauí, a vereadora Clarete Rabelo (Progressistas) apresentou um calundu e ameaçou melar os planos do grupo governista para a eleição do ano que vem. É que mexeram em uma das pedras preciosas que a parlamentar detém no tabuleiro da gestão municipal, mas segundo a mesma fonte, a pedra foi voltada para o tablado e a situação foi contornada.

Não gostou

Uma entrevista concedida pelo ex-vereador e presidente do diretório municipal do PSB, Iata Rodrigues, à Rádio Grande FM, foi repercutida em um programa jornalístico de uma emissora de televisão de Teresina. Durante o bate papo entre os jornalistas, o âncora do noticioso desdenhou da capacidade política do socialista. O ex-parlamentar declarou que lamentou o fato por ser um admirador âncora do noticioso.

Tem currículo

Iata Rodrigues ocupou uma cadeira na Câmara Municipal por três oportunidades, por seis vezes assumiu o posto de secretário municipal e foi o principal articulador político do ex-governador Wilson Martins na região de Picos no período em que seu primo Wilsão comandava o Palácio de Karnak

Na trilha do poder

O empresário e pré-candidato a vereador, Adalberon Filho, segue firme com seu projeto de disputar uma vaga na Câmara Municipal na eleição do próximo no município de Picos. Beron, como também é conhecido, vem recebendo manifestação de apoio desde cidadãos comuns, até representantes de seguimentos importantes do setor produtivo da cidade.

Em alta

O prefeito de São José do Piauí, Admaelton Bezerra (MDB), vem se destacando no cenário político estadual. Atual vice-presidente da da Associação Piauiense de Municípios (APPM), o gestor foi aclamado presidente da recém-criada Associação do Vale do Guaribas (AMVG). Pelo visto não será nenhuma surpresa se o “Gordinho” – como apelidado no meio político – tentar voo mais alto no futuro.

Justa homenagem

Foi inaugurada na noite desta sexta-feira (23), no bairro Aerolândia, em Picos, a Praça Abel de Barros Araújo. O espaço de lazer é fruto de uma reivindicação do Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PRD), aos deputados Nerinho e Francisco Costa, ambos do Partido dos Trabalhadores. A solenidade foi muito prestigiada e contou com a presença dos filhos e demais familiares do homenageado.

Anotem aí

Durante a solenidade, quem roubou a cena foi o garoto Abel de Barros Araújo Neto. O garotinho é neto do ex-prefeito Abel – que geriu o município picoense por dois mandatos. Abel Neto discursou e arrancou aplausos das pessoas presentes. Como diria o ex-governador Mão Santa, ‘atentai bem’, o menino herdou o DNA político do avô.

Imagem da inquietação

A cada aparição do grupo nerista ao lado do deputado Aldo Gil (Progressistas), é gerada uma onda de comentários sobre a posição política da nação na eleição do ano que vem. Há uma parte dos seguidores do deputado Pablo Santos (MDB), que fica igual a abelhas e maribondos quando são assanhadas.

Tempo ao tempo

Já as lideranças mais próximas do deputado e pré-candidato, asseguram que as coisas acontecem todas ao seu tempo, e que o tempo da massa nerista descer as escadas do palácio está chegando.

Confiantes

Já as lideranças ligadas ao prefeito Gil Paraibano (Progressistas), demonstram um pouco de insegurança sobre a permanência da nação no governo municipal. Mas o alto clero do palácio está para lá de confiante na permanência da parceria política.