Início Colunas Panorama: O ‘dia do fico’ de José Neri

Panorama: O ‘dia do fico’ de José Neri


Em meio aos buchichos de um possível desembarque do ex-prefeito Zé Neri e seus féis seguidores, da gestão do prefeito Gil Paraibano (Progressistas), o homem de fé resolveu dar uma de Dom Pedro I e estabeleceu no último dia 05 como o ‘dia do fico’ para os neristas na gestão de Paraibano.

O enviado

O anúncio aconteceu durante a solenidade de posse do deputado licenciado Aldo Gil (Progressistas), na Secretaria Municipal de Saúde. O homem de fé declarou, em alto e bom som, que falava em nome do seu filho, o deputado Nerinho (PT), que determinou que o romeiro conduzisse todos os integrantes da nação nerista ao evento e reafirmasse o alinhamento político com o Palácio Coelho Rodrigues.

Prego batido e ponta virada

O presidente do diretório municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em Picos, o ex-vereador Yata Rodrigues, afirmou à coluna que confia plenamente na permanência de Zé Neri e Nerinho na sombra palaciana. A legenda irá abrigar o cacique com todos os integrantes de sua tribo. Na visão do presidente, a situação é prego batido e ponta virada. É aguardar para ver.

À espera de um milagre

Seguimentos dos grupos políticos que fazem oposição ao prefeito Gil, duvidam da declaração de fidelidade dada pelo ex-prefeito Zé Neri ao atual mandatário. Segundo um dos adversários de Gil, até o momento das definições, ele irá rezar muitos rosários e um destes Neri fará uma profunda reflexão e deve passar a seguir as orientações de outro palácio.

Chance zero

Já um membro do grupo governista, e muito próximo do ex-prefeito Zé Neri, foi indagado pela coluna quanto a essa possibilidade. O político foi categórico em dizer que sonhar não é proibido, no entanto, seria bom acordarem enquanto há tempo, pois a probabilidade desta previsão se tornar realidade é zero.

Causador de alvoroço

Aldo Gil (PP) Foto: Daniela Meneses

O retorno do deputado licenciado Aldo Gil (Progressistas) para a Secretaria Municipal de Saúde de Picos, gerou um enorme burburinho na Câmara Municipal. Na última sessão, parte dos vereadores que integram a bancada de oposição, mais parecia um enxame de maribondos recebendo pedrada atirada com estilingue.

Na mira

Quase todos os parlamentares da bancada oposicionista que usaram a tribuna da “Casa do Povo” miraram seus arcos e flechas na direção do secretário. Por conta deste comportamento dos opositores, há alguns curiosos querendo saber o porquê do incômodo da turma do contra.

Paz ao redor da mesa

O prefeito Gil participou de um jantar na noite desta sexta-feira (07) na residência do ex-vereador Renato Ibiapina, o seu 10 de ouro. O mandatário esteve na companhia dos ex-prefeitos Zé Neri e Walmir Lima. Bem na campanha eleitoral do ano passado, Zé declarava que se Walmir subisse no palanque, ele desceria, mas que isso faz parte do passado.

Voltaram a cuspir fogo

E por falar nisso, os vereadores Hugo Victor e Evandro Paturi voltaram a cuspir fogo no plenário Pedro Barbosa da Silva. Ambos os parlamentares pertencem ao MDB, mas defendem bandeiras diferentes. Enquanto Hugo é crítico ferrenho do modelo paraibano de governar, Paturi é Gil Futebol Clube.

Extrapolaram

O arranca rabo dos emedebistas chegou a andar fora das quatro linhas. O angu só não foi mais grosso, graças ao vice-presidente da Casa Legislativa, o irmão Zé Luís (MDB), que no momento da contenda, presidia os trabalhos. O abençoado, como é chamado no meio político, foi enérgico e repreendeu os colegas.

Viagem produtiva

O prefeito de Sussuapara cumpriu uma extensa agenda em Brasília essa semana. O gestor foi recepcionado pelo senador Marcelo Castro (MBD) e pelo deputado federal Castro Neto (PSD). Parece que a estadia do prefeito na Capital Federal foi muito produtiva e rendeu bons frutos para sua gestão e a população sussuaparense. Ele recebeu rasgados elogios dos dois parlamentares devido a forma de gestão por ele imprimida.

Vem com fé

A professora Creusa Nunes está decida a concorrer a uma cadeira na Câmara Municipal de Picos na eleição do próximo ano. No pleito de 2020, ela foi vítima da lambança emedebista. A cúpula do partido havia rompido com o ex-prefeito Walmir Lima, e a professora não seguiu o grupo dos revoltados, por conta disso, a legenda negou a vaga dela na chapa majoritária e com isso ela perdeu a oportunidade de disputar um mandato que era dado como certo.

Acelerando

Pensando na disputa do pleito vindouro, a professora Creusa Nunes já começou a montar suas estratégias. A política pretende ampliar o número de lideranças para lhe acompanhar em seu projeto político. De forma discreta e serena, ela vem conversando com suas bases, mas em breve pretende acelerar o ritmo das andanças.

Determinado

O empresário Josafá Marques (PT) continua firme no propósito de quebrar a hegemonia de mais de duas décadas do ex-prefeito de São Luís do Piauí, Renato Pio (Progressistas). O município, que frequentemente está na lista dos menos desenvolvidos do estado, é considerado um verdadeiro feudo do ex-gestor. Recentemente, o petista se reuniu com o seu grupo político para discutir tática eleitoral.

Decidiu

O vereador picoense Marcos Buriti (PTB), que andou trocando figurinhas com os demais pré-candidatos à sucessão do prefeito, fez um desvio de rota. Segundo ele, havia um entendimento com o deputado Pablo Santos (MDB), que também é postulante ao cargo, que quem estivesse melhor colocado nas pesquisas, recebia o apoio do outro, mas o parlamentar declarou que será candidato pela terceira via e sua decisão é irrevogável.