Se entre as metas de ano novo consta cuidar mais da saúde, a visão deve ser incluída nesse plano. Cuidar da saúde dos olhos é fundamental, assim como de todo o corpo, por isso, é tão importante realizar o check-up oftalmológico regularmente.

“O Conselho Brasileiro de Oftalmologia recomenda, no mínimo, um exame oftalmológico ao ano. Fazendo os exames periódicos, é possível detectar doenças na visão antes mesmo de elas causarem algum sintoma no paciente. O glaucoma e a catarata, por exemplo, no início, não apresentam sintomas e se não tratados podem levar à cegueira. Além disso, para os usuários de óculos, é uma excelente oportunidade de verificar o estado de conservação das lentes e se será necessário a substituição”, destaca o oftalmologista, César Vilar.

A diabetes e a hipertensão arterial podem causar alterações na visão. Por isso, pessoas com essas doenças precisam ter atenção especial e reforçar os cuidados com a saúde ocular. “Para os pacientes com diabetes e hipertensão, visitas anuais ao oftalmologista são importantes, pois existem tanto a retinopatia diabética como a retinopatia hipertensiva que podem ser geradas devido a esses quadros sistêmicos. Inicialmente, também não apresentam sintomas e sem tratamento adequado podem causar perda de visão”, esclarece o médico do Vilar Hospital de Olhos, hospital que faz parte da rede Vision One.

Crianças também precisam ter rotina de exames oftalmológicos

Assim como os adultos, as crianças precisam ter uma rotina anual de consultas ao oftalmologista. De acordo com o especialista, os cuidados devem começar no início da vida. “Tudo começa com o teste do olhinho, que deve ser feito assim que a criança nasce para já descartar problemas oculares graves que podem acometer os bebês. Descartadas essas doenças, os primeiros exames devem ser realizados próximo aos seis meses de vida e, a partir de então, anualmente”, explica Vilar.

O médico pontua ainda que alguns sinais podem ser observados pelos pais. “A verdade é que não se deve esperar sintomas para levar as crianças ao oftalmologista. Entretanto, na presença de sinais de visão ruim, como: chegar muito perto das coisas para enxergar; desinteresse por algumas atividades que envolvem a visão e em casos mais graves, quando a criança anda se batendo ou tropeçando nas coisas, o exame deve ser feito o quanto antes, afinal as crianças não sabem explicar o que sentem e não costumam se queixar”, frisa o especialista.

180 Graus