O Hemocentro de Picos contabilizou uma queda drástica no número de doações de sangue ainda no mês de dezembro. O dado é preocupante diante do feriado que se aproxima, no mês de fevereiro, que é comemorado o Carnaval.

Para converter a situação, a assistente social do Hemocentro de Picos, Valdenia Leite, conta que o instituto está ligando para os doadores e convocando para realizarem doações de sangue e que serão realizadas campanhas ainda no mês de janeiro.

“Geralmente quando chegam as festas e férias, o estoque do Hemopi diminui bastante, muito mesmo, não é só esse ano, como todos os anos, época de Natal e ano novo muita gente viaja e os que não viajam estão sempre em festas, aí o estoque de sangue diminui bastante. Nós estamos com estoque baixo, para ver se recupera esse povo que ainda não veio ao Hemocentro, nós estamos sempre, todos os dias, nós assiste social, está pegando a relação de doadores, a gente faz a convocação com eles agenda o dia que eles podem vir, a gente também liga para as cidades vizinhas, muitas vezes também vamos até as cidades vizinhas para poder a gente conseguir com as cidades”, disse.

A assistente social acrescenta que muitas doações que acontecem nesse período são de reposições quando tem um paciente destinado que precisa de doação, aí a família faz campanhas.

“A maioria das doações são doações de reposição, aquela doação para um paciente destinado para aquele paciente que está precisando de sangue então os familiares muitas vezes faz até a campanha, eles juntam a família ou convido os amigos aí vem doar para determinada pessoa deles que esteja necessitando”, explicou.

Confira a entrevista

 Valdenia Leite