Aconteceu na noite desta sexta-feira (02), o jantar de confraternização de final de ano dos vereadores picoense. A presidência preparou uma mesa farta no restaurante do “Picos Hotel”, nenhum dos integrantes da bancada de oposição compareceu ao banquete.

Fazendo regime

Dizem que dois dos integrantes do grupo oposicionista estão brigando com a balança e deixaram o hábito de fazer a refeição noturna. Se realmente foi este o motivo da ausência de ambos, seria bem simples resolver o impasse, a organização poderia ter incluído sopa ou papá no cardápio.

Ausente

Quem também não participou do jantar foi o vereador Marcos Buriti (PTB). O petebista, que tem adotado uma postura de independência no legislativo picoense, justificou sua ausência. O parlamentar está com pequeno problema de saúde e foi orientado pelo seu médico a fazer uns dias de repouso.

Prenúncio

Comenta-se à boca miúda que a motivação pela qual nenhum dos membros do lado oposicionista participaram do rango foi a promessa de um instrumento resistente e flexível feito de longas tiras de couro ou de cordões entrançados e presos a um cabo.

O grande motivo

Já por outras vielas, surgem buchichos que a possibilidade da presença do deputado eleito Aldo Gil (Progressistas) teria sido o motivo da ausência dos integrantes da bancada de oposição ao piquenique.

Prorrogação

O vereador Antônio Afonso Guimarães Junior, “o Afonsinho”, do MDB, resolveu renovar seu pedido de licença médica e ficará mais uma temporada afastado do mandato parlamentar. Com isso, o primeiro suplente do partido, Evandro Patury, que estava ocupando a Secretaria Municipal de Finanças, assumiu a vaga interinamente.

Mistérios da meia noite

A movimentação feita pelo Palácio Coelho Rodrigues provocou um grande burburinho nas rodas de conversa da política local. O desligamento do vereador em exercício da pasta dos números e a renovação do pedido de licença de Afonsinho, rendeu várias indagações.

Burburinhos

Alguns curiosos estão ventilando que a movimento poderá estar linkada com as articulações que estão transcorrendo para a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Será se faz sentido, ou é mera especulação?

Sem marcha ré

E por falar na disputa pelo comando do legislativo picoense, todos os integrantes do grupo dos oito juram de pés juntos que não haverá recuo de nenhum dos membros do seleto grupo. Para mostrar unidade, eles estão se reunindo semanalmente. Nesta semana o ponto foi marcado na residência da vereadora Valdívia Santos.

Ponto eletrônico virtual

Segundo um técnico em tecnologia da informação da política picoense, o grupo oposicionista marca o ponto eletrônico presencial uma vez por semana, mas há um registro feito diariamente através dos aplicativos de mensagens.

Otimista

O empresário e político, Josafá Marques (PT), declarou que está otimista com a futura gestão do governador eleito Rafael Fonteles (PT), sobretudo em relação às demandas da cidade de São Luís do Piauí. O petista lidera um aguerrido grupo político no município e já viabilizou inúmeras ações junto ao Governo do Estado, que beneficiou a população sãoluisense.

Merecido

Gilson Nunes (Foto: Luciana Santos)

Os vereadores aprovaram na sessão da última quinta-feira (01), um Projeto de Lei de autoria dos vereadores Chaguinha e Hugo Victor, que homenageia o vereador Gilson Nunes “in memoriam”, dando o seu nome a medalhas do Mérito Legislativo. A comenda é a maior honraria concedida pela Casa Legislativa.

Sob pressão

Um prefeito progressistas de um município da região de Picos, deu uma grande forçada de barra na eleição deste ano ao pedir votos para os candidatos por ele apoiados. Dizem que lá ocorreu uma grande pressão nos eleitores. Já os apaniguados tiveram a faca colocada no pescoço, literalmente falando.

Não funcionou

A tática adotada não foi muito positiva para o gestor. Comenta-se que já no intervalo do primeiro para o segundo turno, o mandatário começou a perder lideranças importantes do seu grupo político e também aliados que foram importantes na sua vitória no pleito 2020.

Vai comandar

O vereador José Nilson Bezerra Bernardino (Progressistas) irá presidir a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Paquetá do Piauí no biênio 2023/2024. Em eleição realizada no último dia 30, ele venceu o colega de parlamento Daniel Moura (MDB) por seis votos a três. Ainda fazem parte da composição da mesa os vereadores Reginaldo Moura Carvalho (Vice-Presidente); Raiane Monteiro de Moura (1ª Secretária); e Gdson Gonçalves da Silva (2º Secretário). Ambos integram a base alaida do prefeito Anderson Clayton Barros.