Os bancários de todo o Brasil estão insatisfeitos com os rumos das negociações e estão ameaçando iniciar uma greve no mês de setembro.
O diretor regional do Sindicato dos Bancários do Piauí -regional de Picos -, Antônio Libório, explica que ainda no mês de julho foi entregue uma pauta de negociação à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), mas até o momento a Fenaban não sugeriu nenhuma proposta descente à categoria.
“Eles vieram querer repor só 65% da inflação, a inflação já não é uma inflação real e a gente fechar um acordo por menos da inflação seria uma perda muito grande para a categoria. Estamos analisando e esperando para uma nova rodada de negociação, caso não chame para negociar novamente, eu creio que no início de setembro a categoria deve deflagrar uma greve ”, disse.
O sindicalista frisou que a categoria pede respeito e a garantia dos seus direitos trabalhistas.
“Nós estávamos pedindo um reajuste da inflação, mais um ganho real de 5%, um reajuste no ticket alimentação em torno de 20%. A gente sabe que essa inflação dos alimentos não é essa inflação que o governo divulga, estamos pedindo mais funcionários nas agências e mais concurso”, falou.
Confira a entrevista
Antônio Libório