O diretor do Sindicato dos Bancários do Piauí – Regional de Picos, Antônio Libório, lamentou a medida provisória (MP) editada pelo presidente Jair Bolsonaro, onde permite que agências bancárias passem a abrir aos sábados e o aumento da carga horária dos bancários, que atualmente é de seis horas diárias (30 horas semanais) com a mudança a categoria passa a trabalhar normalmente cumprindo a carga horária de oito horas. O diretor conta que a categoria já está se articulando para que MP seja barrada.

“Eu vejo isso como uma grande tristeza, não é a primeira vez que ele vem tentando. O sindicato já está atendo a isso já estamos preparando o nosso setor jurídico, porque quando nós vamos fazer concurso para o banco, no edital tem dizendo que é seis horas e trinta horas semanais então não é só a medida provisória ele tem que alterar tudo isso, e estamos nos preparando para ir à justiça barrar ”, disse.

O diretor faz uma observação sobre os caixas eletrônicos, segundo ele na MP diz que os caixas não serão obrigados a ficarem abertos durante o final de semana. “Não tem sentido, se já fica aberto as agências com os caixas eletrônicos de segunda a domingo de 7h as 19h, já fica aberto para a pessoa pagar e sacar. Então é desnecessária ele já colocar na medida que os caixas não são obrigados ficar aberto durante o final de semana, então o que as pessoas vêm fazer no caixa se vai estar fechado?”, questionou.

Confira a entrevista

Antônio Libório