Início Destaque Professores estaduais realizam panfletagem para marcar os 100 dias de greve da...

Professores estaduais realizam panfletagem para marcar os 100 dias de greve da categoria

Na manhã desta sexta-feira (03), os professores da Rede Estadual de Ensino realizaram um trabalho de conscientização da sociedade picoense em relação à paralisação dos profissionais do magistério, que completou 101 dias, e sobre caos que se instaurou no sistema educacional do estado, segundo os diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado do Piauí.

Ao som de músicas de protesto e carregando faixas e cartazes que mostram a atual realidade educacional, os docentes conversaram com a população e explicaram os motivos do movimento grevista e as mazelas, que de acordo com eles, assolam as escolas estaduais.

O panfleto entregue à população trouxe a mensagem “CARTA ABERTA AOS ESTUDANTES DO PIAUÍ E SEUS RESPONSÁVEIS”. Nela, a entidade relata a motivação da paralisação e pede confiança e união da comunidade em favor da melhoria da educação pública e melhores condições de trabalho, além do cumprimento da Lei Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica que reajustou os vencimentos da classe em 33,24%.

Nesta quarta-feira (1º) o Sinte Piauí e governadora Regina Sousa começaram a estabelecer o diálogo institucional para formar uma mesa de negociação com o objetivo de discutir e solucionar as demandas da categoria, e se comprometeu em analisar e apresentar uma contra proposta para os professores.

Para a diretora do Sindicato, professora Valdete Leal, as movimentações de rua da categoria é um instrumento de luta.