A Penitenciária Feminina de Picos promoveu, na manhã desta sexta-feira, 13, uma oficina para as detentas. O intuito da capacitação é ensinar as presas a fabricarem sabão caseiro através de técnicas simples e de ações de consciência ambiental.

O diretor da penitenciária feminina de Picos, Danilo Hipólito, explicou que a ideia é ensinar as internas a ter uma formação para quando deixarem o presídio.

“Eu não pensei duas vezes em acatar essa oportunidade para desenvolver aqui na penitenciária essa oficina, que é de grande importância para produção delas após elas saírem do presídio, será um meio de vida delas terem um ganho”, pontuou.

O curso foi ministrado pelo professor de Química do Instituto Federal do Piauí, Francisco Junior Ferreira, que conta que a confecção do sabão na penitenciária também representa mais uma frente de ocupação produtiva para as internas, evitando o ócio.

“Eles fabricarem para si para poder ter uma higiene local e quando estiver uma oportunidade, vender para amigos, vizinhos e parentes”, disse.

Confira as entrevistas

Danilo Hipólito

Francisco Junior Ferreira