Foto: Ministério da Saúde
O Piauí já contabiliza 6.338 casos prováveis de dengue em 2022, é o que mostra o Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. O número é mais de 639% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.
O levantamento ainda revela que, em relação a chikungunya, o estado totalizava 2.011 casos prováveis notificados entre o dia 02 de janeiro e 30 de abril. A quantidade acumulada representa uma alta de 4.089% em relação a 2021.
De acordo com a última estimativa da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), até o dia 26 de abril haviam sido confirmados 2.511 casos de dengue em todo o estado. Além disso, a pasta ainda investigava sete mortes suspeitas de dengue.
Subnotificação
Mesmo com números preocupantes, há indícios de que o cenário pode ser ainda pior. Isso porque, segundo a Sesapi, a grande maioria dos municípios não reportam seus casos, o que acaba prejudicando o combate à doença de forma mais eficaz.
“Isso é o que estamos conseguindo identificar, porque a gente só identifica quando os municípios notificaram no sistema. A gente ainda não conhece a realidade”, destacou Amélia Costa, coordenadora de epidemiologia do órgão estadual, em entrevista anterior.
Por conta disso, a governadora Regina Sousa (PT) reforçou a importância da integração entre o estado e as prefeituras para o enfrentamento à dengue, sobretudo em ações de prevenção ao mosquito aedes aegypti, agente transmissor da doença.
Breno Moreno
redação@cidadeverde.com