A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Picos, Mariana Fontes, falou sobre a importância da vacinação contra a Covid-19, ela destacou que a vacinação é a forma mais eficaz de frear a doença.

“A gente sabe que graças à intensa vacinação às altas coberturas vacinais que a gente está podendo retornar ao nosso convívio normal, voltando à nossa vida normalmente”, disse.

A coordenadora de Imunização falou sobre as fake news envolvendo a vacina contra a covid-19, segundo ela, o surto de hepatite não tem relação com vacina contra a covid-19.

“ Não tem nenhuma relação, eu não recebi nenhum estudo que comprove essa relação, a hepatite tem transmissão por outro meio a vacina do covid é altamente segura e eficaz, as vacinas aplicadas no Brasil também são aplicadas em outros países e elas demostraram eficácia”, disse.

Mariana Fontes lembra que a vacinação contra a hepatite B está disponível diariamente nos postos de vacina e todas as pessoas, independentemente da idade, têm que ter o esquema completo da vacina contra a hepatite.

surto de hepatite que já atinge mais de uma centena de crianças em diversos países do mundo ainda não tem uma causa conhecida. Genericamente, a hepatite é uma doença caracterizada por uma inflamação no fígado que pode ser causada por inúmeros agentes — os mais comuns são os infecciosos, mas também há casos por medicamentos e drogas, por exemplo.

Enquanto autoridades sanitárias nacionais investigam as causas e a Organização Mundial da Saúde faz alerta de que está monitorando a doença, surgiram falsas associações atribuindo o surto à vacinação contra a Covid.

A pesquisadora Mellanie Fontes-Dutra, professora da Escola de Saúde da Unisinos disse. “Não há relação entre esses casos de hepatite e as vacinas justamente porque essas crianças em que esses casos foram observados não estavam vacinadas com a vacinada da Covid-19, segundo os órgãos oficiais”, explicou.

Confira a entrevista completa Mariana Fontes.

Com informações do G1