Foto: Reprodução

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa hoje segunda-feira (7) em todos os postos de saúde do país e segue até o dia 25 de outubro. Na primeira fase serão priorizadas crianças de seis meses até menores de 5 anos. Na segunda fase do dia 18 até o dia 30 de novembro a população de 20 a 29 anos poderão tomar a vacina, com o Dia D no dia 30.

A supervisora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Mariana Fontes, fala como a campanha será realizada em Picos, e qual a importância da vacina.

“ A tríplice viral ela vai proteger contra sarampo, rubéola e caxumba a gente sabe que essas vacinas só ressurgem novamente a que no nosso pais e região devido a não vacinação. Quanto mais imunizados a gente estiver menor vai ser a disseminação da doença ”.

Mariana esclareci que as crianças de seis a dez meses não estão sendo vacinadas com a chamada “dose zero”, devido ao laboratório que disponibiliza as doses ter restrição para vacinar essa faixa etária. “ Estamos aguardando a chegada de uma nova remeça de um laboratório que possa ser aplicado nessa faixa etária”, disse.

As pessoas que estão na dúvida se tomou a vacina, devem procurar o posto de saúde e refazer o esquema de vacinação.

Confira a entrevista

Mariana Fontes