Início Colunas Panorama: Neristas são recebidos com tapete vermelho no PT

Panorama: Neristas são recebidos com tapete vermelho no PT

Algo inimaginável aconteceu na política picoense. Quem imaginou um dia ver o clã nerista filiado ao Partido dos Trabalhadores? Quem primeiro assinou a ficha de filiação na legenda foi o deputado Nerinho, em seguida, a vice-prefeita Xadù Neri, e para a surpresa geral da nação, o nome do ex-prefeito Zé Neri apareceu na lista de filiados da legenda. Segundo o presidente petista em Picos, Wellington Dantas, todos foram recebidos com tapete vermelho estendido pela legenda.

Mestre na arte de fazer política

Indiscutivelmente Zé Neri é um dos maiores, se não o maior líder político do município dos últimos quarenta anos. Há quatro décadas o romeiro vem dando aulas de como se faz política. Durante esse período ele governou a “Capital do Mel” por três mandatos e nos últimos três pleitos, foi decisivo na eleição dos ocupantes do Palácio Colho Rodrigues.


Foi levado

Em conversa com o colunista, o romeiro assegurou que a certeza que tem é que pediu desfiliação do PTB, mas como na era digital não há tanta burocracia para se efetivar uma filiação partidária, assegurou que lhe filiaram no partido, que já foi um dos mais críticos do modo nerista de governar.

O preferido

José Neri afirmou também que há um desejo do ex-governador Wellington Dias (PT), para que ele ou a vice-prefeita Xandu dispute uma vaga na Câmara Federal. Pessoas próximas ao político garantem que a preferência do ex-governador é pela candidatura do homem de fé.

Antecipação

A movimentação política feita pelos neristas já gera especulações em relação à eleição municipal que só ocorrerá em 2024. O grupo foi fundamental na vitória do prefeito Gil paraibano (Progressistas), e o ajudam a governar com indicação em pastas importantes da gestão municipal.

Justificou

Foto: Simões Online

Segundo o deputado Nerinho, quando a aliança municipal foi construída, o prefeito já tinha clareza de sua posição no âmbito estadual e que o progressista tem sido correto com ele e seus seguidores. O petita assegurou que primeiro ‘as coisas primeiras’ e que sucessão ao Palácio Coelho Rodrigues, só deverá ser tradada em 2024. É esperar para ver!

Receosos

A maioria dos prefeitos piauienses dizem entre eles que o presidente Jair Bolsonaro (PL), foi o melhor presidente para os municipalistas nas últimas décadas. No entanto a afirmação é feita apenas aos pés de paredes, porque em seus municípios só um ou dois têm coragem de pedir votos para o chefe maior da nação. Porque será em?

Querendo sal

Rolam buchichos que alguns prefeitos da região ligada ao senador Ciro Nogueira, andam pensativos. Ele até que defende o nome do ex-prefeito Silvio Mendes (UB), pré-candidato ao Governo do Estado, mas já para o senado federal, parece que a simpatia do ex-prefeito de Floriano, Joel Rodrigues (Progressistas), não está sendo suficiente para conquistar o voto dos gestores.

Sonhando com o improvável

Pelo visto os prefeitos querem que o pré-candidato abra a cumbuca do sal e distribua um punhado do produto entre eles. Os gestores sonham com uma possível dificuldade do ex-governador Wellington Dias (PT), que também pleiteia a vaga, aí quem sabe o petista possa lhes garantir algum tipo de incentivo.

Prego batido e ponta virada

Foto: Agoraed

O prefeito de Paquetá do Piauí, Anderson Clayton Barros (Progressistas), assumiu o município após a renúncia do ex-Thales Coelho (Progressistas), e não fez nenhuma mudança no primeiro escalão do governo. Sua esposa Elayne Rejane, assumiu a Secretaria de Educação, mas ainda foi nomeada pelo ex-gestor. Lá há um compromisso de que o grupo continuará unido para a eleição municipal que acontecerá em 2024 com o prefeito indo para a reeleição e os portelas indicando seu vice.

O que será?

Segundo um profundo conhecedor da política do vizinho município, se o nó dado pelo ex-prefeito, Thales Coelho, não foi bem dado, é bem capaz que ele seja desfeito. O observador foi mais além, não será nenhuma novidade se a corda vier a se romper. Rum, o que será que quis dizer mesmo observante, em?

De volta ao jogo

Foto: agoraed

Em Santana do Piauí, o empresário e ex-presidente da Câmara Municipal, Josrmar Aquino, “O Baú”, poderá embolar o meio campo. Ele, que não disputou a reeleição e vinha um pouco ausente da política santanense, apoia o ex-secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil.

Termômetro

Como o termômetro que afere a força das lideranças nos municípios é o voto para deputado estadual, comenta-se por lá que o ex-vereador poderá sair palmo a palmo com o atual vice-prefeito, Neli Borges (PTB), que vota no deputado Nerinho, e com o ex-prefeito Valdenilson Dias (PSD), que apoia o deputado Georgiano. Caso isso venha ocorrer, Baú volta para o jogo e terá peso na eleição da sucessão da prefeita Maria José.

Enxergando longe

Um ex-prefeito de um município da região, ao que tudo indica, voltou a sonhar em adquirir o poder de fogo que já deteve. O comentário é que o homem adotou o estilo mineirinho, e com os poucos farelos de trigo que vem recebendo, começou a arregaçar as mangas da camisa. E ao depender da conjuntura municipal em 2024, ele entra no páreo como uma figura decisiva na corrida eleitoral.

Festa vermelha

A cúpula do PT e do PCdoB de Picos irá promover na próxima terça-feira (19), a festa Vermelho, vermelhaço, vermelhusco, vermelham-te, vermelhão. É que será realizada uma sessão solene em comemoração aos 42 anos de fundação do partido dos companheiros e um centenário de criação da legenda dos camaradas. Os dirigentes das duas agremiações estiveram reunidos alinhando a festança.