Desde o começo da pandemia do novo coronavírus, com o isolamento e as limitações impostas por esse período, o número de doadores diminuiu. E as transfusões aumentaram, pois alguns pacientes com covid-19 também necessitam de bolsas de sangue.
Com a grande demanda de transfusão e poucos doadores, o Hemocentro vem realizando estratégias para atrair os doadores para manter o equilíbrio no estoque.
De acordo com a coordenadora de Serviço Social do Hemocentro Regional de Picos, Ana Paula Batista, o Hemocentro vem passando por uma situação crítica em relação aos estoques, segundo ela, a pandemia e a evasão escolar podem estar influenciando o quadro.
“ A gente considera que esse momento de pandemia em que as pessoas se reservaram mais, Jó ouve a questão da evasão escolar, um dos nossos maiores públicos de doadores é a rede estudantil e com as aulas on-line, muitos voltaram para suas cidades”, disse.
A asistente social faz um apelo para que as pessoas procurem o Hemocentro e façam suas doações.
“ Desde do início da pandemia a gente vem passando por um momento muito difícil. A gente tem trabalhado com todas as cidades circunvizinhas, e é importante que os prefeitos e os secretários de saúde se sensibilizem e traga caravanas de suas cidades, o hemocentro está seguindo todos os protocolos de segurança”, disse.
Confira a entrevista
Ana Paula