O Centro de Testagem e Aconselhamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis (CTA) de Picos, registrou entre os meses de janeiro até o mês de setembro de 2021, 39 casos de HIV notificados em Picos, sendo 26 casos em homens, 10 casos em mulheres e 3 casos em gestantes.

O coordenador do CTA, Fabio Bernardes, explica que a população está perdendo o medo de procurar o CTA e que a demanda aumentou bastante. “Antes as pessoas tinham receio de procurar a gente, a partir do momento que a pessoa entra no CTA, a gente tem todo cuidado e sigilo e respeito”, disse.

O coordenador destaca que quando o paciente testa positivo para a doença, o CTA realiza todo o acompanhamento junto ao paciente.

“ Lembrando que esses casos que são notificados a gente faz todo o acompanhamento desde o uso da medicação, e no pós-parto a mãe recebe aqui no CTA o leite para evitar que tenha uma transmissão vertical é um acompanhamento bem intenso”, explicou.

Para realizar o teste, o paciente não precisa estar em jejum e não tem a necessidade de um encaminhamento médico. Basta levar a carteirinha do SUS e um documento de identidade. O exame é gratuito e pode ser feito das 07 ao meio dia no centro, que fica localizado na Rua Cel. Francisco Santos, 82, Centro.

Fabio Bernardes