Início Destaque Vereador Rinaldinho propõe projeto que concede isenção da taxa de religação de...

Vereador Rinaldinho propõe projeto que concede isenção da taxa de religação de água em Picos

Rinaldinho (Foto: José Maria Barros)

Tramita na Câmara Municipal de Picos um projeto de lei de autoria do vereador José Rinaldo Cabral Filho, o Rinaldinho (MDB), sugerindo a isenção da taxa de religação cobrada pela AGESPISA no município de Picos. Em entrevista ao Portal Grande Picos, o vereador justificou a proposição.

“Quando a gente apresentou esse projeto, no qual a gente proíbe a Agespisa de cobrar taxa de religação de água, a gente quer que com esse projeto, diminuir o sofrimento daquelas pessoas que são mais necessitadas, mais desassistidas, que muitas vezes só ganham o bolsa família ou o auxílio emergencial, e desse dinheiro, ele tira apenas o seu sustento, para a sua alimentação. A conta de água, de energia fica ali no cantinho esquecida”, explicou.

Rinaldinho ressalta que quando o consumidor tem o seu fornecimento de água cortada, que ele se dirige até a Agespisa, além de pagar as contas atrasadas, ainda tem que pagar uma taxa de religação, que tem uma variação de até R$:42,00 e esses valores pesam no bolso dos consumidores.

Para o vereador, a empresa já está cobrando 100% de taxa de esgoto, e para ele, a taxa de religação do serviço de abastecimento representa uma dificuldade muito grande para os consumidores.

No projeto apresentado pelo parlamentar, que proíbe a agência de realizar a cobrança de taxas de religação do fornecimento de água por dívida em atraso, exceto para os casos em que o morador deixe de residir no imóvel e faça a opção pelo corte. Nesse caso, para fazer a religação do fornecimento de água, o consumidor terá que pagar a taxa.

Mais detalhes, confira a entrevista completa em podcast