A pandemia de covid-19 está dificultando a vida escolar, e 43% dos jovens estudantes afirmam que já pensaram em parar de estudar, desde que suas rotinas foram alteradas pelo coronavírus. O dado é da pesquisa “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus”, promovida pelo Conjuve, o Conselho Nacional da Juventude, em parceria com outras entidades, entre elas, a Unesco.

6% dos jovens efetivamente deixaram os estudos durante a pandemia. Desses, os principais motivos foram: o financeiro, para 1 em cada 5 jovens; e dificuldades com o ensino remoto, relatado por 1 em cada 7 alunos.

Em alguns casos, a participação no Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, também foi afetada. Oito de cada dez jovens não fizeram a prova na edição 2020. Foi o caso de Odilon Gomes, de Maceió. Ele concluiu o Ensino Médio em 2018, e começou a trabalhar. Pretendia fazer o Enem este ano, mas se sentiu desencorajado pela pandemia.

O presidente do Conjuve, Marcus Barão, comenta a relação da dificuldade econômica e a decisão dos jovens de abandonar os estudos durante a pandemia:

A pesquisa recebeu dados de 68 mil jovens de todo o Brasil, com idade entre 15 e 29 anos. Eles responderam a um questionário remoto, com 77 perguntas, nos meses de março e abril.

Em junho do ano passado, durante a primeira onda da pandemia, a mesma pesquisa do Conjuve revelou que a quantidade de estudantes que pensavam em deixar os estudos era menor, de 28 por cento.

Agencia Brasil