Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Dom Inocêncio, a 625 km de Teresina, possui 50 mil bodes. Visto que a cidade possui pouco mais de 9.565 habitantes, é como se cada pessoa tivesse mais de 5 mil caprinos. Por isso, o município é o que apresenta o maior rebanho de caprinos no Piauí.

“Os fatores naturais que contribuem para o justo título da cidade. Por exemplo, a baixa pluviosidade, propícia para a criação desses animais, visto que a espécie não se adapta bem em solos encharcados, e o relevo ondulado e acidentado que também facilita a criação de caprinos”, explicou o veterinário João Mendes.

Além disso, há o fator cultural e econômico. A comercialização do bode é a principal fonte de renda de boa parte das famílias de Dom Inocêncio. Assim, o ofício é passado de geração em geração.

Para Valdenor Nunes, criador de bodes no município desde 2000, as pessoas da cidade já nascem com a vocação para criar caprinos. Ele confessou que até tem um bode de estimação.

“Nosso lugar aqui é apropriado para a criação de pequenos animais. Todo lugar que você chega aqui, as casas são sempre uma distantes das outras, porque todo mundo quer criar seu rebanho”, contou o criador.

Além da fonte de renda que os caprinos geram para a população, a carne de bode também é muito apreciada pelas pessoas. Por conta da vegetação nativa e abundante, os animais não possuem um amargor na carne e nem um cheiro forte, segundo Marcelo Amorim.

De acordo com o criador de caprinos, Marcelo Amorim, a carne de bode é bastante procurada pelas pessoas. Isso porque a carne deste animal não apresenta um amargor e nem um cheiro forte, como de outros caprinos.

A partir dela são produzidos diversos pratos culinários, que se tornaram tradicionais no estado, como o famoso pirão com caldo de bode.

“Hoje a nossa região tem uma caatinga diversificada. A diversidade das ramas e o cuidado que temos com os bodes também fazem toda a diferença” explicou.

G1 PI