A chuva que cai em Picos nesta terça-feira (16) é considerada irregular, mas pode se prolongar pelos próximos dias, segundo o professor de climatologia da Universidade Estadual do Piauí, Werton Costa.
“A estação segue de forma irregular. A condição de irregularidade pluviométrica tanto na quantidade de chuva que cai, quanto na distribuição, ela não vai mudar no decorrer da estação. O que nós presenciamos, tanto na cidade de Picos, como em várias cidades da chamada ‘faixa sertaneja’, foi uma aproximação do principal sistema atmosférico promotor de chuvas, a zona de convergência intertropical, que é um grande corredor de ar, que transporta a umidade do mar para o interior, favorecendo as instabilidades, ou os temporais”, explicou.
Werton Costa afirmou que a zona de convergência está estacionada próximo ao litoral nordestino, na costa Norte, provocando chuvas do Norte ao Sul do Piauí, do litoral à cidade de Corrente, extremo Sul do estado.
“Isso deve se prolongar durante a semana, com chuvas de diferentes intensidades, não necessariamente como o temporal que atingiu a Cidade Modelo nesse quantitativo, nessa frequência”, acrescentou.
O especialista destacou que este ano não teremos estiagem como registrada em anos anteriores, porém, não se pode esperar uma estação chuvosa com índices pluviométricos volumosos.
CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA COM WERTON COSTA