Teresina tem apenas 8 leitos de UTI Covid disponíveis, de acordo com informação do presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, na manhã desta segunda-feira (1º). Uma semana após o Comitê de Operações Emergenciais (COE) ter recomendado restrições para conter o aumento da ocupação de leitos.

O governo do estado seguiu a recomendação do COE e emitiu decreto com restrições, no dia 26 de janeiro. Contudo, a prefeitura municipal de Teresina flexibilizou medidas na capital, como autorizar a realização de eventos, em decreto emitido no sábado (30).

“No momento temos oito [leitos] livres na rede, mas estamos em uma situação um pouco mais folgada porque o HU [Hospital Universitário] entra com mais 10 leitos, ofertando para a rede”, informou Gilberto Albuquerque.

Sobre os leitos no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), o Ministério Público do Piauí (MP-PI) expediu uma recomendação à FMS para que os leitos de UTI não sejam destinados apenas a pacientes de outros estados.

De acordo com MP, existe um bloqueio na regulação de pacientes piauienses para leitos de UTI no HU. O G1 questionou a FMS sobre a recomendação e a fundação afirmou que só iria se manifestar no processo.

G1 PI