Toneladas de lixo deixaram de ser recolhidas nos últimos dias da gestão do ex-prefeito Walmir Lima (Sem Partido), na cidade de Picos. Moradores reclamam que a coleta não é feita regularmente há pelo menos dois meses. Sem ter onde colocar o lixo, muitos moradores acabam descartando em locais proibidos que já estão se transformando em pequenos lixões.
A cada esquina, a situação se repete. Em determinados locais, os resíduos foram largados em frente ao bueiro que serve de escoamento das águas de chuva. Além do mau cheiro, o lixo também atrai insetos e roedores. Essa cena se repete em pelo menos dez bairros da cidade visitados pela reportagem do Portal Grande Picos.
Essa situação, segundo moradores, obstrui a passagem de pedestres nas calçadas e tem deixado as ruas sujas e com mau cheiro, já que a exposição do lixo, muitas vezes misturado com restos de comida, por longo um período, atrai animais que rasgam os sacos e espalham os restos. Além disso, a situação é um dos fatores que contribui para a obstrução de bueiros, dificultando a drenagem urbana e causando alagamentos na cidade em período de chuva, como o que se aproxima.
Falta de consciência ambiental
Manter a cidade limpa demanda esforços do poder público e da população, empenho que, no entanto, nem sempre estamos dispostos a fazer com que se torne um hábito. Nas últimas semanas nossa equipe flagrou e recebeu relatos de moradores denunciando atos desta natureza.
O problema é observado, principalmente, por pessoas que residem em bairros onde a coleta da parte mais alta da cidade que não dispõe de acesso para o carro coletor. Nesse caso, o resíduo é colocado em um local acessível ao veículo. Pessoas reclamam que sacos de lixos residenciais têm sido descartados e empilhados em diversas ruas, horas após o recolhimento feito.
O prefeito eleito Gil Paraibano (Progressistas), ainda não nomeou uma titular pasta Secretaria de Serviços Públicos, pasta responsável pelo serviço. A expectativa é que o suplente de vereador José de Arimatéia Luz, o “Maté”, seja nomeado para a função.