O vereador Francisco das Chagas Sousa, o “Chaguihna” (PTB), foi eleito presidente do Legislativo para o Exercício de 2021 e 2022, durante a eleição para a Mesa Diretora da Casa Legislativa, realizada no plenário Pedro Barbosa da Silva na manhã desta sexta-feira (01).
Eleito com nove (09) votos, dos 15 vereadores com assento no parlamento local, Chaguinha concorreu à presidência com o vereador Antônio Afonso Guimarães Filho, o “Afonsinho” (MDB), que conquistou seis (06) votos.
O petebista recebeu o voto do vereador Raimundo Nunes Ibaiapino, o “Renato” (PT), que embora tenha disputado o pleito de 15 de novembro passado no palanque do candidato derrotado, o empresário Francisco da Costa Araújo, decidiu não seguir os colegas de bancada na eleição interna da câmara.
Em seu discurso, o novo presidente agradeceu aos seus colegas de bancada, como também às lideranças do PTB e Progressistas pela manheira como conduziram o processo de escolha da chapa. “O que aconteceu foi a demonstração da grandeza de dois grupos políticos por princípios maiores que o interesse individual. Marca o início de um período onde a coletividade, o interesse público e o bem comum serão primordiais”, garantiu.
O parlamentar ainda declarou que trabalhará pelo legislativo de forma transparente, harmônica e com independência. “Devemos acreditar na primazia da distinção entre os poderes e na independência, sobretudo na harmonia o compromisso que assumo hoje não é somente com a casa, mas também com nossa cidade”, concluiu.
Composição da nova Mesa Diretora:
Presente: Francisco das Chagas Sousa (PTB)
1° Vice-pPresidente: José Joaquim de Carvalho (Progressistas)
2° Vice-presidente: Pedro Feitosa Pio (Progressistas)
1° Secretário: Antônio Marcos Gonçalves (Progressistas)
2° secretário: Francisca Celestina de Sousa Moura (Dalva Mocó, do (PTB)