O que deve ser levado em conta para tornar seu veículo mais atrativo e vendê-lo a um valor acima da Tabela Fipe?
Você quer vender o seu veículo certo? Saiba que as condições de conservação e outros fatores que aumentam as chances de fechar negócio por um preço acima da Tabela Fipe.
Tabela Fipe
Uma grande dúvida que as pessoas que desejam vender um carro possuem é a : Por quanto vender? De certa forma, os meios virtuais amenizam o problema em um primeiro instante, mas voltaram a provocar diferença de valores justamente por facilitar a busca dos interessados neste tipo de compra. Um ponto de partida bastante utilizado nesses casos é a tabela FIPE. No entanto, essa informação deixa de lado muitos fatores essenciais para precificar o seu automóvel. A razão é simples: Os valores listados pela FIPE sugere os valores médios no mercado nacional. Porém, no site da FIPE diz que caso seu carro seja um Ecosport, por exemplo, os preços praticados pode variar em função da região, conservação, cor, acessórios ou qualquer outro fator pode influenciar nas condições de oferta e por um veículo específico.
Aparência do veículo
Veículos com a lataria e pintura em perfeito estado são mais valorizados. As condições internas, como estofamentos e revestimento, também ganham pontos para negociar o carro por um valor mais alto do que o solicitado. A higienização do veículo, como: a limpeza do ar-condicionado e até mesmo o polimento da pintura são estratégias que irão atrair compradores ao seu anúncio e convencer a pagarem o valor que você está pedindo. Também faça um check-up dos principais itens do em uma oficina de confiança, procure identificar se há algum item precisando de reparo, esse check-up pode apontar pequenos reparos que não vão pesar muito no seu bolso e vão fazer com que o seu veículo fique mais atraente.
Documentação do veículo
Gastar um dinheiro em uma certidão negativa de débitos de um bem, pode ser feita no Detran da sua região, mediante ao pagamento de uma pequena taxa, na qual revela se o seu veículo tem alguma dívida pendente, como multas ou licenciamento em atraso. Essa verificação eleva a confiabilidade do comprador, que pode fechar negócio de forma tranquila, sabendo que não está adquirindo um veículo irregular e está evitar de levar sustos com débitos pendentes. Além da certidão negativa, a contratação de um laudo veicular é uma estratégia vantajosa para a valorização do seu veículo. Pois ao ser emitido por estabelecimentos relacionados ao Detran, este laudo tem um custo pequeno, no qual informa se os equipamentos e itens são de série ou originais, livrando o futuro comprador de estresses por adquirir um veículo irregular e com restrições de um departamento de trânsito.
Região em que pretende vender o veículo
Alguns veículos têm maior aceitação em determinadas regiões, por exemplo, no Nordeste do Brasil as picapes de cabine dupla têm um valor de venda muito alto, porque são muito queridas pela população dessa região. Então é importante verificar como é a procura pelo modelo do seu carro em outras cidades e estados. Ciente disso, você terá maior possibilidade de obter mais retorno sobre o preço do usado nessas regiões que valorizam um determinado modelo. O fato de um veículo ser de uma região diferente da sua, não irá interferir no seu valor. O principal indicador, segundo especialistas, está no quanto está afetada sua estrutura e aparência, em casos da pintura estar desbotada ou, se embaixo do seu Ford, houver alguma parte que está com risco de desgaste e danificação, a chance de venda cai. Outro fator, é que algumas lojas de veículos que tendem a desconsiderar a venda do carro a partir da placa. Ou seja, veículos que possuem letras destinadas a uma determinada cidade pode sim influenciar no valor negativamente.
Anuncie seu veículo
O vendedor pode optar entre diferentes tipos de anúncio, no qual ache mais adequado ao seu perfil e a suas necessidades. Há categorias que dão maior exposição ao anúncio, nas quais pode aparecer com maior destaque nas listas de buscas por meio de filtração. Você pode anunciar em portais de automóveis, ou até mesmo em suas redes sociais. Atualmente há inúmeras formas de vender um bem de forma rápida e acessível.
A desvalorização de um veículo chega até 25% só de tirá-lo da concessionária
É o que aponta uma plataforma online especializada em venda de veículos. Portanto é ideal que a aparência seja a melhor possível, esteja bem conservado, sem arranhões, amassados ou problemas com a pintura, quanto mais novo parecer, mais fácil de você adquirir um comprador.
Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como vender um veículo com valor acima da Tabela Fipe!