Início Destaque Bombeiros de Picos já registraram 59 ocorrências de incêndio somente no mês...

Bombeiros de Picos já registraram 59 ocorrências de incêndio somente no mês de julho

Serra de Ermo, próximo a comunidade Brejinho. O registro foi feito nesta segunda pelo jornalista Isael Pereira.

O período conhecido como B-R-O BRO -sigla que faz referência à última sílaba dos últimos meses do ano, que são considerados os mais quentes na região do semiárido – nem iniciou e as equipes do Corpo de Bombeiros de Picos já se mobilizam para combater focos de incêndio em Picos e também na região.

Segundo o comandante da corporação, o tenente Hamylton Lemos, este ano já foram registradas 108 ocorrências de incêndio, destas, 59 foram apenas no mês de julho.

“Sobre a questão dos incêndios, nós tivemos uma necessidade maior nesse final de semana, que era de se esperar, tendo em vista esse período de estiagem. Todavia, tivemos também um pouco mais de compreensão por parte da sociedade em relação ao momento que estamos vivendo. Esse ano de 2020 nós já estamos com 108 ocorrências apenas de incêndio e no mês de julho já foram 59 ocorrências, ou seja, a metade dos seis meses anteriores, apenas no mês de julho”.

O comandante disse que vê o quantitativo com preocupação, já que o período mais seco na região ainda nem teve início.  “Esses dados são preocupantes. Tivemos uma grande ocorrência ontem na região de Bocaina. E isso nos deixou mais alerta ainda, apesar de nós termos um plano anual, nós tínhamos discutido esse plano semana passada, segunda-feira, nós discutimos com vereadores e secretários aqui em Picos. O que nos deixou embasado com o incêndio de ontem foi a disponibilidade do carro da Prefeitura de Picos, que é do Meio Ambiente, e tivemos o combate adequado”.

Lemos destacou ainda que em Picos, os bairros Belo Norte, Catavento, Ipueiras e Umari, são os locais com maiores índices de incêndio. Ele destaca que foi solicitado à Secretaria de Meio Ambiente providências no sentido de aplicar sanções aos responsáveis por incêndios no município.

O comandante lembrou que provocar queimadas é crime e pede para que a população denuncie. “Primeiro a gente pede à população que comece a denunciar as pessoas, porque na realidade, tem como saber quem é. Se não quiser se identificar, não precisa se identificar; fotografa, filma, entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, que com certeza medidas cabíveis serão tomadas”.

O Corpo de Bombeiros atende pelo telefone 193.

Queimadas x pandemia

Normalmente, anos assim cheios de fumaça levam centenas de pessoas para postos de saúde e hospitais da região. Se isso acontecer em 2020, elas encontrarão leitos ocupados por infectados pelo coronavírus.