O Ministério da Saúde resolveu antecipar a campanha de vacinação contra a gripe devido ao momento em qual o país enfrenta em relação ao combate do coronavírus, apesar de a vacina não proteger contra o novo coronavirus, a campanha tem como objetivo reduzir o impacto nos serviços de saúde. A campanha tem início na próxima segunda-feira (23) em todos os postos de saúde de Picos.

A supervisora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Mariana Fontes, explica que nessa nova fase somente os grupos prioritários receberão a dose.

“A campanha é reduzir as complicações e internações causadas pelo vírus da influenza. Esses grupos de risco são determinados pelo Ministério da Saúde porque são os mais suscetíveis a terem maiores complicações devido a uma gripe”, frisa.

Vacinação

Nesse ano a vacinação será dividida em três fases: Primeira fase serão vacinados idosos e profissionais de saúde, a partir do dia 23/03; segunda fase, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos, a partir 16/04 e na terceira fase serão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães até 45 dias do pós-parto, pessoas com 55 anos ou mais, população indígena e pessoas com deficiência a partir 09 de maio.

Confira a entrevista

Mariana Fontes