O Hemocentro Regional de Picos está com baixo estoque de sangue e precisa de doação. De acordo com o órgão, neste período de férias, o número de doadores diminui e a demanda por transfusão aumenta. Para o hemocentro manter o estoque regular, são necessárias 300 doações por mês, mas a frequência atual é de apenas 182 doadores em média.

“A demanda do hemocentro no início de ano é sempre mais lenta por conta das férias que muitos doadores são estudantes então início de ano a maioria de férias a maioria viajando sempre cai muito a doação de sangue”.

Segundo a assistente social do órgão, Francivalbia Carvalho, para suprir a necessidade o Hemocentro está fazendo convocações para atualização de doadores antigos que por algum motivo não estão mais doando.

“ A gente está fazendo convocações para atualização de pessoas que estão há algum tempo sem doar a gente está tentando incentivar e estimular esses doadores para estarem fazendo as doações e mídias sociais também”.

Para doar sangue você deve:

Portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação);

Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos;

Pesar acima de 50 quilos;

Estar em boas condições de saúde;

Estar alimentado, porém tendo evitado refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação.

Confira a entrevista

Francivalbia Carvalho