A Justiça Federal condenou o ex-funcionário dos Correios, Cândido Chaves Filho, a dois anos de prisão pela prática de furto qualificado. A decisão é da juíza Vládia Maria de Pontes Amorim, da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí. Cândido Chaves foi condenado por ter furtado encomendas da agência dos Correios de Altos, onde trabalhava como segurança.
A condenação se deu após Ação Criminal impetrada pelo Ministério Público Federal (MPF). “O MPF relatou que, entre os meses de setembro a novembro de 2018, foram subtraídas 11 (onze) encomendas da Agência dos Correios de Altos-PI e, através do sistema de monitoramento da própria ECT [Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos], foi identificado o denunciado, vigilante do aludido prédio, como o possível responsável pelos furtos”, diz a sentença.
Ainda de acordo com o MPF, após realização de busca e apreensão na residência do denunciado, foram apreendidos quatro aparelhos de celular, sendo que três deles eram oriundos dos Correios, conforme relatório de diligências realizadas pela Polícia Federal. Assim, o funcionário confessou a prática do crime. Por conta disso, o MPF requereu a condenação de Cândido Chaves, em denúncia que foi recebida pela Justiça Federal no dia 28 de agosto de 2019.
Em audiência, o ex-segurança confessou a prática do crime e o MPF ratificou o pedido de condenação, com a aplicação de atenuante pela sua confissão. Representando a defesa de Cândido, a Defensoria Pública da União (DPU) pediu a absolvição do acusado, alegando estado de necessidade do réu, em razão de dificuldades financeiras pelas quais passava.
Manifestadas todas as partes, a juíza de direito decidiu condenar o réu por furto qualificado, fixando a pena em dois anos de reclusão, além de ter estabelecido a pena de multa no valor de aproximadamente R$ 350 reais.
Outro lado
Procurado pelo GP1, Cândido Chaves não foi localizado.
Fonte: GP1