A Penitenciária Feminina de Picos inscreveu cinco detentas para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). Este ano, as provas vão ser realizadas nos dias 10 e 11 de dezembro. Atualmente a penitenciária conta com 24 presas, um dos critérios para participar da avaliação é ter um bom comportamento.
Segundo o diretor da unidade, Diego Gonçalves, com as notas adquiridas, as presas poderão se inscrever em universidades públicas e particulares. As detentas que conseguirem a vaga e ainda estiverem em regime fechado poderão, segundo informações do diretor ter remição na pena.
O diretor falou sobre a importância desse momento para as detentas. “Elas vão ter a oportunidade de fazer um curso a nível superior e também obter um certificado de conclusão de ensino médio se elas tiverem uma boa nota e consequentemente vai ter direito a remissão da pena”, disse.
Diego Gonçalves destacou que durante a aplicação do exame, um esquema de segurança será montado para que nenhum contratempo aconteça.
Confira a entrevista
Diego Gonçalves