O Dia Nacional do Doador é comemorado nesta segunda-feira (25) e para não passar em branco, o Hemocentro Regional de Picos vai realizar a partir das quatorze horas o tradicional corte de bolo, que já é tradição no órgão e faz parte das atividades alusivas à data, o gesto é um sinal de agradecimento a todos os doadores.

A coordenadora do serviço social do hemocentro, Ana Paula Batista, explica que é muito importante que as pessoas criem o hábito de doar, segundo ela um doador pode salvar várias vidas.

“ Hoje é um dia preparado com muito carinho. Eu gosto sempre de dizer que em todos os setores, a gente sofre um pouco com o nosso B-R-O BRÓ, um período bem quente e as pessoas ficam com medo de fazer doação, mas isso não tem nenhum problema pois você faz uma triagem aí você abe se pode doar ou não”.

Francisco Josemar conta que já doa sangue há 10 anos e que sua primeira doação foi para salvar um amigo que precisava de doações e que depois desse dia passou a doar frequentemente.

“Está com dez anos, foi atrás de um colega meu que precisou e foi o jeito eu para eu salvar a vida dele, ele estava muito doente, tinha dado anemia no sangue e sempre a gente tem que doar todas as vezes, eu mesmo todos as vezes, mesmo na campanha ou não, eu venho doar sangue para quem precisa”, disse.

O Hemocentro Regional de Picos, nos últimos meses, está com baixa na quantidade de bolsas de sangue para determinados tipos sanguíneos, necessitando de doações para normalização do estoque.

Confira a entrevista

Ana Paula Batista

Francisco Josemar