Início Colunas PANORAMA: Quem mais terá coragem de pular do trem de Padre Walmir?

PANORAMA: Quem mais terá coragem de pular do trem de Padre Walmir?

Foto: Ilustração

Trem da insegurança
Os comentários da “Rádio Calçada” são de que alguns aliados do prefeito Padre Walmir Lima (PT) estão no meio do vagão do trem governista temendo descarrilhamento. Segundo os buchichos, tem passageiro que é capaz de nem esperar a próxima estação para descer do Trem Maria Fumaça – enquanto aguarda, quem sabe, um Trem Bala passar.

Arriscado
Um dos maquinistas do trem do prefeito Walmir Lima fez uma alerta para os passageiros inseguros. Segundo ele, o melhor é deixar o veículo chegar em seu destino final, e não pular com ele em movimento, pois poderão errar na hora do salto e cair embaixo dos vagões.

Que rei sou eu?
Circulou em alguns grupos nas redes sociais um texto de uma peça teatral encenando o reinado na base aliada de Padre Walmir. Observando o referido texto, percebi a figura do Rei, que era o dono da riqueza, mas que foi preterido tão logo a princesa se encantou por um príncipe. Ainda segundo o que foi escrito, este último seria o cavalheiro das desavenças e traições, sendo quem ordenava a ida dos serviçais para guilhotina. Mas o autor parece ter se esquecido de descrever quem seria o Bobo da Corte. E para tentar descobrir quem faria esse papel, recorri a um amigo jornalista e cientista político. Sabiamente o colega me respondeu sem titubeio: Quem melhor representa esse personagem é o povo.

Rolou festa
O juiz da 10ª zona eleitoral, Fabrício Paulo Cysne de Novaes, julgou improcedente representação interposta pelo Progressistas contra o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT) e a jornalista Maria de Sousa Santana (PT), por suposta pratica de propaganda eleitoral extemporânea. Contentes com a decisão do magistrado, dizem que alguns defensores da pré-candidatura da jornalista não se contiveram e soltaram fogos de artifícios.

Black Friday
Os marqueteiros de plantão apostam que o prefeito Padre Walmir está aguardando ansiosamente a Black Friday de lideranças para reforçar mais ainda a pré-candidatura da jornalista Maria Santana a prefeita de Picos no próximo ano.

Na marca do pênalti
Comentários de bastidores vindos da “Arena Coelhão” dão conta de que o presidente da Sociedade Esportiva de Picos, Rodrigo Lima, apesar de não ser uma bola, estaria na marca do pênalti. E segundo os cronistas palacianos, se depender da pontaria dos atletas do núcleo duro, a cobrança do tiro livre será igual à do ex-jogador italiano Roberto Baggio na final da Copa do Mundo de 94 contra o Brasil. Dizem que já tem até o sósia do narrador Galvão Bueno para gritar “Pra fora! Pra fora! Acabou! Acabou!”.

Presidente da SEP, Rodrigo lima (Foto: Daniela Meneses)

Um sonho a mais
Com a exoneração da ex-secretária de Educação Rosilene Monteiro, foi cogitado um novo formato na base de apoio ao prefeito Padre Walmir Lima (PT). Dizem que teve um vereador que detém indicação de duas secretarias que se propôs a trocar as duas pela pasta deixada pela ex-gestora. O motivo de tamanho sacrifício do parlamentar seria realizar um sonho antigo de sua mãe.

Ex-secretária de Educação, Rosilene Monteiro

Bola fora
O empresário Marcos Buriti irá tentar mais uma vez conquistar uma cadeira na Câmara Municipal de Picos no próximo ano. Buriti, no entanto, disse que adotará outra estratégia, já que a utilizada no pleito passado não lhe trouxe o resultado por ele esperado. O empresário investiu bastante na área do esporte, mas, segundo ele, nesse meio tem muito driblador.

A passos de tartaruga
A Europa é famosa pelas construções históricas, e muitas delas levaram séculos para ficarem prontas. Um exemplo foi a Catedral de Milão. As obras começaram em 1386 e se estenderam por 579 anos, mas, ao que tudo indica, a obra do novo hospital de Picos iniciada pelo governador Wellington Dias (PT) quase uma década atrás irá bater esse recorde.

Lembrado
Embora não assuma a pretensão de disputar a Prefeitura de Picos na eleição vindoura, o comandante do 4º Batalhão da Policia Militar, coronel Edwaldo Viana, tem aparecido bem posicionado nas enquetes que vem sendo feitas por sites de notícias da cidade. O militar disse que no momento o seu foco é a segurança pública, mas, nas entrelinhas, Viana disse que não é homem de fugir de desafios.

Antenados
Os militantes do Movimento Direita Picoense já estão trabalhando para organizar no município o mais novo partido brasileiro: o Aliança pelo Brasil. A legenda deverá ser presidida nacionalmente pelo Presidente Jair Bolsonaro. Será que a sigla acomodará o empresário Junior Nobre, que é pré-candidato a prefeito de Picos no próximo ano?

De novo
Em São Luís do Piauí, o candidato da oposição deve novamente ser o ex-vereador Pedro Geraldo (PT). Lá não está descartada a possibilidade de mudança no cenário político e de aposição receber adesões e apresentar uma chapa bastante competitiva no pleito que se avizinha.

Aposta errada
Como dizem os políticos, “a política é como um nevoeiro, muda constantemente”. Mas para um ex-prefeito de um vizinho município, as nuvem mudaram rápido demais. O ex-mandatário tinha uma reeleição tranquila, abriu mão do direito de concorrer e apostou naquele poderia ser seu fiel que lhe jogou para o escanteio. E na eleição do ano que vem restará ao ex-gestor apenas levantar bandeias e soltar Foguetes.