O Hemocentro Regional de Picos tem registrado uma queda de doações nesse período de final de ano. Para o hemocentro manter o estoque regular são necessárias 300 doações por mês, mas a frequência atual é de apenas 182 doadores em média.
A assistente social do órgão, Valdivânia Leite Barros, explica que a falta de doações nesse período é preocupante, pois o hemocentro atende além de Picos, toda a macrorregião.
“O hemocentro atende todas as solicitações de transfusões sanguínea, de urgência e emergência, tanto para pacientes acidentados como pacientes com hemorragias, anemias agudas e pacientes que vão se submeter a cirurgias”.
Ela faz um apelo para a população. “ Nós precisamos de vocês doadores de sangue para que possamos aumentar o número de bolsas de sangue para conseguimos suprir a necessidade de toda a população”.
O hemocentro funciona diariamente das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Doador
Para ser doador de sangue, o voluntário precisa apresentar documento original com foto, emitida por órgão oficial, e obedecer a alguns critérios de doação, como estar em boa condição de saúde; ter entre 16 e 69 anos; pesar no mínimo 50 quilos; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
Confira a entrevista com Valdivania Leite Barros