Início Destaque Dia do Agrônomo é comemorado em Picos

Dia do Agrônomo é comemorado em Picos

O Dia do Engenheiro Agrônomo é comemorado anualmente em 12 de outubro. Esta data homenageia o profissional responsável por ajudar a potencializar as capacidades de produção da agricultura no planeta, desde o seu ponto de vista técnico, ambiental, social e econômico.

A Associação dos Engenheiros Agrônomos da Macrorregião de Picos (AEAMP) antecipou a comemoração. A entidade reuniu profissionais e estudantes da área nesta quinta-feira (10), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, para festejarem a passagem da data.

Segundo o presidente da instituição, Alan Michel, o evento teve por objetivo, além da confraternização, aproximar os filiados e mostrar para os futuros profissionais a importância da associação. “Mais uma vez a gente se sente gratificado e essa é a missão da AEAMP, fazer com que a categoria lute por causas comuns”, pontuou.

O presidente lembrou a importância dos engenheiros agronômicos, sobretudo, no agronegócio que sustenta a balança comercial brasileira.

Um dos pioneiros na área na região de Picos, Domerval Luz, lembrou que a associação é uma vitrine para as futuras gerações que ingressaram no campo da agronomia. “Esse é um momento comemorativo, mas também de reflexão do nosso papel na sociedade. A reativação da nossa entidade está possibilitando uma maior união e estimulando os alunos a conhecerem a história e o trabalho da associação”, ressaltou.

A professora do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Gynna Azar, definiu como fundamental a comemoração para a unificação e fortalecimento da classe. “ Todos os anos a gente vem comemorando, e cada ano que passa vem se fortalecendo. E o melhor de tudo isso é que a gente vê os egressos que formaram na nossa universidade se destacando no mercado de trabalho”, lembrou.

Atuando a 35 anos na área, o agrônomo e empresário Carlos Moreira, ressaltou a importância do conhecimento para que se obtenha êxito nos empreendimentos voltados para o campo. “O conhecimento é o principal fundamento para quem vai empreender, depois disso vem as demais características empreendedoras, vontade, determinação e seriedade”, concluiu.

CONFIRA AS ENTREVISTAS 
ALAN MICHEL

DOMERVAL LUZ

GYNNA AZAR

CARLOS MOREIRA