Foto: Assis Santos

A cada quatro anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial, acontecem as eleições para o Conselho Tutelar, órgão responsável pela proteção dos direitos da criança e do adolescente. Esse ano o número de votantes na cidade de Picos PI superou as expectativas.

Ano passado o município não chegou aos cinco mil votos, já esse ano mais de seis mil pessoas foram às urnas para escolher os novos representantes do CMDCA.

Para Janaina Ribeiro, presidente da comissão organizadora, o processo das eleições foi complexo mas alcançou as expectativas.

“Ao meu ver foi um processo bem complexo e alcançou as expectativas, porém, a gente teve algumas dificuldades no decorrer desse processo que eu acredito que seja natural em decorrência do porte também da cidade, mas correu tudo dentro da normalidade e até agora não nos chegou nenhuma denúncia referente a alguma conduta realizada por algum candidato”.

Segundo Janaina houve casos em que foi preciso a comissão organizadora entrar em contato com alguns candidatos devido a situações desagradáveis dias antes das eleições.

“Tivemos algumas intercorrências, tivemos candidatos que fomos obrigados a notifica-los tanto verbalmente quanto por escrito, porém, essa parte vai está dando análise diretamente ao Ministério Público”. O MP irá analisar os candidatos eleitos que foram responsáveis por essas intercorrências.

Momento da apuração dos votos – Foto: Assis Santos

Francivaldo Barbosa, representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, destaca a participação da população nas eleições deste ano. “Ano passado foi menos de cinco mil e esse ano foi seis mil, duzentos e oitenta, alguma coisa, não teve nenhum transtorno, nenhuma ocorrência”.

Em relação a comissão organizadora, o representante do CMDCA a avalia positivamente pelo trabalho realizado.  “Deixamos em cada urna um policial, quero agradecer inclusive a polícia militar pela participação muito importante nesse pleito, deixou em cada local de votação um policial. A promotoria nos acompanhou, a logística do município que foi colocada à disposição funcionou e a equipe como um todo. A promotoria nos acompanhou”.

A eleição para o Conselho Tutelar deste ano levou as urnas um número muito grande de votantes. Itanieli Rotondo, Promotora de justiça também avalia o pleito como tranquilo apesar das filas grandes e algumas notícias sobre boca de urna.

“A gente viu uma grande adesão da população o que tem um lado positivo, mas ao mesmo tempo acabou gerando um certo tumulto, por que houve agregação de sessão, muita gente não sabia, foi para um colégio foi para outro, então acabou gerando um certo desconforto, fora isso a gente teve algumas notícias de boca de urna, em que aí vai ser apurado por que a gente ainda não recebeu os áudios de constatação, mas chegou notícia nesse sentido, mas no geral foi tranquilo”.

A eleição para Conselheiro Tutelar ocorreu em data e horário unificado em todo território nacional. A posse será em janeiro de 2020.

Resultado da eleição

1º – Meircylandia Maria Rodrigues Leal – 1235 votos
2º – Raimundo Nonato dos Santos Oliveira – 768 votos
3º – Valtânia Maria de Moura – 705 votos
4º – Jenilson Antônio de Oliveira – 565 votos
5º – Josivaldo Ferreira Lavor de Lima – 505 votos
6º – José Ricardo Veloso – 440 votos
7º – Filipe de Alencar Gomes – 395 votos
8º – Maria do Amparo Bezerra – 377 votos
9º – Francisco George Ferreira de Oliveira – 319 votos
10º – Luan Cardoso Silva – 305 votos
11º – Rafael Francisco da Silva – 263 votos
12º – João Batista Alves Pereira – 250 votos
13º – Francisca Gertrudes de Sousa Martins – 154 votos

Com informações de Assis Santos