Oito galos que eram usados em rinhas foram resgatados durante uma operação do Batalhão de Policiamento Ambiental durante a manhã desta terça-feira (24) em Parnaíba, no litoral do Piauí. Os policiais apreenderam ainda, em outros pontos da cidade, mais de uma tonelada de carvão de fabricação ilegal e dez pássaros da raça “bigode” que eram mantidos em gaiolas. Cinco pessoas tiveram de assinar Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).
O local utilizado para as lutas entre galos tinha estrutura de gaiolas para manter os animais e cercados onde os maus tratos aconteciam. Segundo o tenente-coronel Teixeira, comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar, oito galos foram apreendidos e a rinha foi fechada.
Um homem responsável pelo local foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Parnaíba, onde assinou TCO. “Ele criava os galos. A rinha já tinha sido bem maior, mas ainda tinha oito galos lá. Os animais tinham sinais de maus-tratos na cabeça, nas pernas”, contou o tenente-coronel Teixeira.
Os policiais encontraram ainda peças de madeira, como carnaúbas, e dezenas de sacos de carvão vegetal de fabricação ilegal, feitos a partir de madeira extraída sem licenciamento. “Ainda hoje (25) pela manhã também foi encontrada muita carnaúba cortada para virar carvão. Eles pegam árvores nativas, que devem ser preservadas, e cortam para fazer lenha”, explicou o tenente-coronel.
A Operação Delta busca ainda capacitar os policiais militares de Parnaíba para atuar em denúncias de poluição sonora. Os policiais aprenderam a utilizar o equipamento que recebe as denúncias e foram orientados. O treinamento segue até a sexta-feira (27).
“Em todo o Piauí nós temos esse problema né, de festejos, fins de semana. Quanto maior a cidade, mais problema incide, e há muitos outros problemas que decorrem dessas situações: embriaguez, uso de drogas, confusão entre pessoas, às vezes terminam chegando às vias de fato… é um comportamento que é comum mas tem seus efeitos”, comentou.
Fonte: G1 PI