Em alusão à Semana do Trânsito, uma equipe do SEST SENAT está promovendo uma série de atividades em Picos que visa a conscientização e educação de condutores e pedestres.

Nesta manhã (19), uma equipe do SEST SENAT e também da Universidade Federal do Piauí –campus de Picos, esteve na Praça Félix Pacheco para divulgar a campanha que trabalha a empatia no trânsito.

O técnico de formação profissional do SEST SENAT, Jailson Santos, fala que o movimento teve início no último domingo e se estende até esta sexta (20) com palestras que acontecerão hoje e amanhã e são abertas à população em geral.

“O objetivo principal da gente é trabalhar a questão da empatia, e através dela, conscientizar a população, principalmente os motoristas transportadores de passageiros em colocar-se no lugar do outro, que isso vai muito além do respeito, a gente quer trabalhar essa conscientização e tornar um trânsito mais seguro aqui na cidade de Picos”, pontuou.

Ainda na ação de hoje, foram ofertados à população atendimentos de saúde, sobretudo, para motoristas de transporte de passageiros, como aferição de pressão, auriculoterapia, medição de peso, altura e IMC (índice de massa corporal).

Segundo Jailson Santos esse tipo de atividade é importante para oportunizar os condutores desta área devido ao tempo que eles não têm de procurar um profissional de saúde.

“Essas questões relacionadas à saúde são importantes porque no dia a dia esses motoristas não têm tempo suficiente para tirar para ir em um médico, ou um local onde faz esse tipo de atendimento, como eles não têm tempo de irem até a gente, a gente vem até eles com esses serviços”, acrescentou.

O professor de Pedagogia da UFPI de Picos, Nilton Ferreira, fala que a universidade iniciou um projeto de extensão que tem como finalidade integrar diversos órgãos relacionados ao trânsito para potencializar a educação e conscientização de toda comunidade.

“A gente vê que muitas vezes a segurança do trânsito faz parte de diversas instituições como parte da sua atuação, mas não é uma questão primária, ela acaba sendo secundária. A ideia do projeto acaba sendo justamente reunir essas instituições e começar a discutir especificamente a rede de segurança no trânsito, então foi elaborado o projeto e registrado na pró-reitoria de extensão”, explicou.

As palestras que acontecerão no SEST SENAT terão início a partir das 18h30 e acontecerão nesta quinta e sexta e terão ainda mesas redondas para que a população possa tirar dúvidas com representantes de órgãos ligados ao trânsito.

O órgão fica localizado na Avenida Piauí, bairro Parque de Exposição.