Início Destaque Maio Amarelo: campanha de conscientização no trânsito em Picos foca em ações...

Maio Amarelo: campanha de conscientização no trânsito em Picos foca em ações educativas

Campanha segue até o dia 31 deste mês (Foto: STTRAM)

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. Em Picos, o trabalho está sendo desenvolvido durante todo este mês com atenção especial para a questão educativa.

Na manhã desta terça-feira (21) aconteceu uma reunião com representantes da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana; Secretaria de Saúde, Polícia Militar, Exército, Polícia Rodoviária Federal, cujo objetivo é a articulação do encerramento da campanha de conscientização no trânsito, intitulada “Maio Amarelo”.

O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM), o tenente coronel Edwaldo Viana, parabenizou o trabalho da SSTRAM pela iniciativa que visa conscientizar a população sobre os riscos que o trânsito oferece através de ações educativas.

“Esse é um trabalho integrado, nós não trabalhamos só. O trânsito é uma coisa seríssima, não só em Picos, mas em todos os lugares [..]. Esse é um trabalho excelente, que a polícia militar já participa, nós aqui nessa reunião saímos acertados que nós vamos fazer um trabalho nas escolas, que é um trabalho de base”, destacou.

A assessora técnica da Secretaria de Saúde de Picos, Conceição Portela, falou que os acidentes de trânsito representam um grande problema de saúde pública. Segundo ela, os gastos com acidentados são bastante elevados.

“Nós sabemos hoje que acidente de transito no município de Picos é um grande problema de saúde pública e nessa reunião foi oportuno para ver o que a secretaria está propondo, enquanto Secretaria Municipal de Trânsito, medidas de prevenção e controle [..]. E dizer que a Secretaria de Saúde já trabalha essas ações com o Programa de Saúde na Escola, nós tivemos a estratégia de Saúde da Família, onde o programa executa essas ações de prevenção e controle, não somente na área de saúde, mas também    de acidentes de trânsito, que é sempre crítico aqui no nosso município”,pontuou.

O inspetor da PRF de Picos, Jorge Madeira, afirmou que a conscientização do condutor ainda é o fator principal de enfrentamento aos altos índices de obtidos no trânsito e vítimas sequeladas.

“A importância maior da campanha é no sentido de tentar sensibilizar e conscientizar a população de Picos e da região no sentido de termos uma maior educação no trânsito. Conscientizar para a importância de andarmos sempre as normas de trânsito, no sentido de evitarmos ao máximo os acidentes que acontecem no dia a dia que geram feridos, feridos sequelados e que, infelizmente, gera um grande número de óbitos, gerando altos custos para o estado, município e para a União”, acrescentou.

A educadora de Trânsito da SSTRAM, Talita Lima, fala sobre as ações desenvolvidas no mês de conscientização no trânsito e conta como será o encerramento da campanha.

“O encerramento, nós pensamos em fazer, não só o fechamento de todo o trabalho que foi desenvolvido no mês, mas também uma homenagem aos órgãos que trabalham na logística de trânsito, que dão uma assistência aos munícipes, à toda sociedade. Então nós, juntamente com os órgãos que já são parceiros, nós pensamos em fazer uma carreata de veículos oficiais, passando pelo Centro da cidade e culminando na Câmara, onde nós faremos uma solenidade em homenagem a esses órgãos participantes”, explicou.

A campanha foi desenvolvida com blitz educativas, palestras, panfletagem. A carreata de encerramento acontecerá no dia 31 de deste mês, a partir das 17 horas, com concentração na Avenida Severo Eulálio.

CONFIRA AS ENTREVISTAS
EDWALDO VIANA

CONCEIÇÃO PORTELA

JORGE MADEIRA

TALITA LIMA