O município de Geminiano agora dispõe de uma Unidade de Cadastramento do INCRA,
que funciona na sede da Secretaria de Agricultura e disponibiliza a emissão de documentos de forma gratuita.
O prefeito da cidade de Geminiano – PI, Erculano Carvalho, obteve mais uma conquista para os geminianenses. Após acordo firmado entre o município e o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), assinado no último dia 15 de agosto, Geminiano passa a facilitar o acesso dos moradores da zona rural a documentos importantes como o CCIR – Certificação de Cadastro de Imóvel Rural.
Este documento certifica a quem pertence determinada área e para qual finalidade a terra está destinada, se plantação, pecuária, extrativismo, etc, ou seja, é a comprovação da regularidade do imóvel rural.
“A Unidade Municipal de Cadastramento (UMC) do INCRA tem como principal finalidade facilitar a emissão dos documentos para que as pessoas não tenham que se deslocar até Picos ou Teresina para conseguir esses documentos”, afirmou Alexsandra Meneses, chefe da UMC.
O acordo de cooperação técnica entre o município e o INCRA tem vigência de 10 anos. Além de fazer o cadastramento do imóvel rural, é possível realizar a alteração, inclusão ou cancelamento do imóvel.