Aconteceu na manhã desta quarta-feira (18) uma reunião entre representantes da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserm) e representantes da gestão pública municipal.
De acordo com a secretária de Educação, Rosilene Monteiro, o objetivo da reunião foi debater as alterações no plano de cargos e salários dos professores.
“Hoje viemos aqui juntamente com o procurador, Secretaria de Educação e o sindicato para gente sentar e discutir alterações propostas em assembleias, nós viemos ouvir, foi uma reunião bem pacífica e o que foi proposto não está longe da realidade”, disse.
Segundo a secretária, o próximo passo será se reunir com o setor financeiro para avaliar as propostas. “Então agora a gente vai sentar na Secretaria de Educação com o pessoal do financeiro, fazer um levantamento e ver o impacto na folha, no tocante à gratificações, mas sempre pensando nos profissionais da educação”.
A presidente do sindicato, Lenice Sales, avaliou de forma positiva a reunião. Segundo ela, a expectativa da categoria é que as alterações sejam aprovadas ainda este ano. “A proposta foi avaliada e aprovada, temos um entendimento tanto categoria como administração em que de fato há uma necessidade de atualizar o plano, e o melhor ainda é que a gestão tem interesse que esse plano seja aprovado ainda esse ano”.
Lenice Sales destaca que um dos critérios adotados pela categoria na escolha das prioridades. “Um dos critérios é que o nosso plano está muito defasado, é um plano de 2008, nunca teve nenhuma atualização e o outro é que nunca teve um reajuste dado pelo município, é uma forma de melhorar a carreira do professor, a remuneração”.
A Secretaria de Educação também tem propostas que serão avaliadas juntamente com as dos professores. Faltando apenas dois meses para o encerramento das aulas, as alterações provavelmente serão para o ano letivo de 2020.