Um boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado, mostra que dos 58 casos suspeitos notificados de Febre do Nilo no primeiro semestre de 2019, apenas cinco permanecem com exames laboratoriais sob análise. Outros 44 casos foram descartados.
Segundo a Sesapi, do total, três foram considerados indeterminados por reatividade limítrofe nos testes laboratoriais, ou seja, não permite descartar ou confirmar o caso. Outros seis foram indeterminados por reação cruzada entre flavivírus, que pode ser vírus Zika, dengue e/ou encefalite de Saint Louis.
O boletim informa que desde a confirmação do terceiro caso de doença no Piauí em julho deste ano, o número de casos com investigação laboratorial em andamento no estado do Piauí caiu de 42 para 12. “Nenhum outro caso foi confirmado”, informa a secretaria.
A Sesapi informou que ainda investiga a relação de causalidade entre a doença e o óbito ocorrido em 2017, correspondente a uma paciente idosa residente em Piripiri, que sofreu quadro agudo e fulminante de encefalite.
Fonte: Sesapi