Feminicídios em todo o país na semana do Natal, incluindo o assassinato de uma juíza no Rio de Janeiro, chamaram a atenção para ações de combate desse tipo de crime. No Piauí, somente em 2020, foram registrados 24 casos, sendo 20 no interior do estado, o que representa 83%. Os dados são referentes até 21 de dezembro.

A delegada Eugênia Villa cita que são desenvoldidas uma série de ações para evitar feminicídios e reforça a necessidade de fomentar a estrutura de proteção de mulheres no interior do estado.

“Não apenas a cargo da Secretaria de Segurança. Em Teresina, nós reduzimos e tivemos apenas quatro casos. Graças a Deus e a um trabalho que é feito para além do sistema de Justiça criminal como a coordenadoria estadual, a secretaria municipal, uma organização social. Se no interior estamos tendo aumento, é preciso fomentar a estrutura de proteção de mulheres no interior para além do sistema de Justiça criminal. Precisamos chegar antes da polícia para evitarmos o feminicídio”, avalia a delegada que relata que os feminicídios têm uma linguagem simbólica e são marcados pela crueldade.

Cidade Verde