Em uma ação de educação e prevenção, a Prefeitura Municipal de Geminiano, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí – corporação de Picos, promoveu palestras informativas para estudantes, agricultores e a população em geral, sobre combate a incêndios no município.
O I ciclo de palestras sobre ‘Prevenção e combate aos incêndios florestais’ aconteceu na manhã desta sexta-feira, 09, na quadra poliesportiva Mussa Demes, objetivando instruir a população de Geminiano acerca de conhecimentos básicos que podem salvar vidas, bem como, conscientizar a sociedade civil sobre o uso indevido do fogo, como meio de prevenção contra incêndios e queimadas irregulares.
O 2º Tenente BM Comandante da Companhia Destacada de Picos, Hamylton Lemos, disse que o foco principal da palestra, é a prevenção. “Desde o ano de 2016, após graves incêndios, nos começamos a pensar em uma forma de diminuí-los, e á melhor maneira é trabalhar a prevenção nos municípios. E em Geminiano, o prefeito Erculano abraçou a causa e estamos ofertando essas atividades para que as pessoas se capacitem e e colaborem com o Corpo de Bombeiros no combate aos incêndios e queimadas”, disse.
A secretária de Agricultura, Eufrásia Nascimento, falou sobre a importância da ação. ” Já tivemos focos incêndios no município, que felizmente não tomaram maiores proporções, por isso, é importante orientar a população e incentiva-la a prevenir e combater incêndios florestais”, afirmou.
A palestra sobre o sobre os incêndios florestais, foi ministrada pelo instrutor 3° Sargento BM Francisco de Sousa Júnior, com o auxílio dos soldados Afonso e Douglas, quando foram abordados diversos tópicos de alerta e conscientização sobre a importância de reduzir, combater e prevenir incêndios florestais e queimadas irregulares.
Durante a palestra, o Sargento explicou ainda sobre a diferença entre queimadas e incêndios, pediu a colaboração da população no combate e prevenção aos mesmos, bem como, mostrou técnicas de atuação do Corpo de Bombeiros, e destacou que o uso indevido do fogo é crime.
Na ocasião, o Soldado Afonso, da corporação ministrou uma palestra sobre primeiros socorros. Ele orientou como proceder em casos de engasgamento, convulsões, parada cardiorrespiratório, dentre outras situações de risco à vida humana.
A temática foi trabalhada, hoje, na teoria, e posteriormente, serão realizadas atividades na prática, que vai preparar os participantes, de como agir, e principalmente, como prevenir incêndios, contribuindo assim para promoção da saúde dos munícipes e a preservação do meio ambiente.
Cidades na Net