Uma fala do presidente Jair Bolsonaro (PSL) provocou repúdio dos governadores do Nordeste.
Ao conversar ontem com o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil), no café da manhã com jornalistas estrangeiros, Bolsonaro, que não sabia que estava sendo gravado, se referiu os governadores do Nordeste como “Paraíba”, o que gerou indignação nos chefes dos executivos. A fala trazia críticas diretas a Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão.
Ontem, os governadores divulgaram uma carta na qual cobram explicações da Presidência da República.
A gravação foi captado pela equipe da TV Brasil que filmava o encontro. A fala é possível ouvir que Bolsonaro faz críticas a gestores da região. A fala é possível detectar que o presidente usa a expressão “governadores de Paraíba” e, em seguida, afirma que “o pior é do Maranhão”. Em seguida diz:“Não tem que ter nada para esse cara (se referindo a Flávio Dino)”.
O governador do Maranhão é Flávio Dino reagiu hoje afirmando em imprensa nacional que “ser o pior governador na visão de Bolsonaro é uma honraria”.
Veja na íntegra carta dos governadores
Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.
Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia.
https://youtu.be/jwol7u-feVY
Cidade Verde