O Centro de Testagem e Aconselhamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis (CTA) de Picos, registrou nos primeiros seis meses de 2019, 30 casos de HIV e 78 casos de sífilis na região. O CTA atende diariamente 30 pessoas.
Os casos têm aumentando mais no sexo masculino, 19 casos de HIV e 35 casos de sífilis. Nas mulheres, 9 casos de HIV e 29 casos de sífilis, já nas gestantes dois casos de HIV e 14 casos de sífilis em gestantes.
A coordenadora do CTA, Isabel Fontes, alerta que a população tem que se prevenir mais, e que os números de casos são considerados altos para seis meses do ano. Ela disse ainda que o alto número de infectados preocupa especialistas da saúde e a falta de uso de preservativos dificultam o combate a enfermidade.
A coordenadora atribui o aumento de casos às divulgações que o centro vem realizando em busca de orientar a população na importância da prevenção.
“A nossa divulgação realmente a gente tem feito um trabalho com relação a divulgação muito grande a gente tem dado entrevistas, a gente tem saído fazendo eventos extramuros, e a gente também tem recebido muitos alunos da área da saúde”, disse.
CTA
Para solicitar exames realizados no CTA, o paciente deve estar munido do cartão do SUS e um documento de identificação. O prédio fica localizado na Rua Coronel Francisco Santos, Centro de Picos e está aberto das 07 h às 13 h de segunda a sexta.
Confira a entrevista
Isabel Fontes