Uma campanha de arrecadação de material de construção está sendo feita com o objetivo de ajudar a senhora Francisca das Chagas, residente do bairro Morada do Sol. Ela mora em uma área de risco e sua casa, que é de taipa, está condenada e precisa passar por uma reestruturação.
O ativista social Fábio Charles está à frente da campanha e conta que a situação da senhora Francisca é bastante preocupante. Ele está pedindo ajuda para arrecadar materiais para edificar o lar dessa família carente.
“Estou fazendo a estimativa, juntamente com os pedreiros, porque não é só a casa, a gente também tem que facilitar o acesso para ela, porque é uma área de risco e nós temos ainda quase 20 metros de parede para fazer, fazer uma calçada bem larga para ela no futuro estar se locomovendo, ela também tem uma parente que é cadeirante e as vezes vem aqui, então a gente visa fazer uma rampa de acesso para estar transitando com uma cadeira de rodas”, contou.
Fábio Charles fala como está o andamento da construção e o que ainda falta para ser concluída a reforma. “Estamos em fase de acabamento, tem reboco para fazer, então a estimativa é de 30 sacos de cimento para a gente concluir a obra e tem a parte elétrica toda, que a gente ainda não tem um metro de fio; tem tomada que a gente precisa; paflon para pôr as lâmpadas; canos, que a gente não tem ainda. Estamos na luta para ver se consegue fazer a fossa dela, para fazer um banheiro digno para ela, porque aqui na casa, nem banheiro tinha”.
Fábio Charles contou ainda que através de doações foi possível adquirir a madeira para a estrutura do teto, porém, ainda faltam as telhas. O local precisa ainda de portas.
“O pessoal tem doado, então a gente está aí pedindo às pessoas de bem, a todos que colaboraram, que estão colaborando, que continuem a doação, para a gente concluir essa obra o mais rápido possível, porque ela está morando em um lugar emprestado, ela não tem onde dormir, aqui não dá para armar uma rede, ela não tem uma cama, está dormindo sentada no sofá, está com um mês e pouco que ela está nessa situação. Então a gente pede às pessoas que possam ajudar, porque a gente aprontando o quarto dela, a gente pode colocar ela lá, então a gente está nessa expectativa”, solicitou o ativista.
Outra dificuldade relatada, foi o alto custo com os pedreiros e ajudantes que estão trabalhando na edificação, Fábio conta que semanalmente estão sendo gastos com a mão de obra, cerca de R$: 1.700,00.
Francisca das Chagas lamenta a situação e pede ajuda da população picoense. “Eu estou vivendo com as graças de Deus […]. Eu tenho que agradecer quem está fazendo as coisas por mim, porque eu não posso. Minha casinha caiu e eu não tenho nem onde dormir […]. Peço aos que são de Picos e aos que não são de Picos, mas moram aqui, que me ajudem. Eu peço ajuda porque não tenho condições de fazer, assim como nunca tive condições para nada”. A idosa relatou ainda o medo quando vinham as chuvas, ela disse que toda vez que começava a chover, ela pedia a Deus para a sua casa não cair com sua família em baixa dela.
Quem quiser ajudar pode entrar em contato com Fábio Charles pelo telefone e Whats App (89) 9 9463-9623. Ele se compromete a buscar a doação, caso a pessoa não tenha como fazer a entrega.
CONFIRA AS ENTREVISTAS
FÁBIO CHARLES
FRANCISCA DAS CHAGAS