O garoto Luan dos Santos Martins Adriano, de 10 anos, que estava desaparecido desde a última sexta-feira, 29, da cidade de Vila Nova do Piauí, foi localizado nesta segunda-feira, 1° de abril, na localidade Milhans, zona rural do município de Geminiano.
Pouco tempo depois de publicar a notícia de que o garoto estava sendo procurado pela família, o portal Cidades na Net recebeu a informação de que o mesmo poderia estar na comunidade Milhans, que fica na divisa entre Jaicós e Geminiano.
A reportagem foi até a localidade e encontrou Luan e a família que havia abrigado o mesmo. O garoto conversador contou com detalhes como chegou até Milhans, de motocicleta e levado por um homem de nome Antônio, mais conhecido por Macaxeira, de Vila Nova, que havia lhe chamado para morar com uma família que possuía gados e cavalos. O garoto, que gosta de animais, imediatamente aceitou o convite e foi.
Macaxeira, ao chegar em Milhans com o garoto na sexta à tarde, disse que Luan era de uma família carente, que tinha muitos filhos e que não tinha condições de criá-los, e que por isso, havia doado os filhos para outras famílias criarem.
Com Luan, apenas a roupa do corpo. Dona Francisca, que recebeu o garoto, questionou sobre os pertences do menino, roupas e documentos, e Macaxeira explicou que depois eles deveriam ir até a família, que reside na comunidade Olho Daguinha, na divisa dos municípios de Alegrete do Piauí e São Julião, para pegar os pertences com os pais dele. Macaxeira deixou em um bilhete seu contato telefônico e o nome da comunidade onde moram os pais de Luan, e retornou. Luan ficou e logo se familiarizou na ‘nova’ casa.
O garoto, no entanto, estava há alguns meses residindo não com os pais biológicos, mas com uma família de amigos na cidade de Vila Nova, que ficou preocupada com o desaparecimento repentino do garoto e começou a realizar buscas. A única pista foi dada por um outro menino que estava na companhia de Luan quando o mesmo foi convidado por Macaxeira para ir morar com uma família próximo a Jaicós. A partir dessa informação, foi possível chegar até Macaxeira, que revelou o paradeiro da criança.
No início da tarde desta segunda-feira (1), José, com quem Luan estava morando, foi até Milhans ao encontro do garoto, e depois de uma longa conversa com dona Francisca, o levou de volta para Vila Nova do Piauí, onde será entregue aos pais. Dona Francisca despediu-se do garoto dizendo que, quando o seu esposo retornar de uma viagem a São Paulo, pretende ir a Vila Nova ao encontro da família de Luan.
A ação de Macaxeira, no entanto, é questionada, por ter enganado e levado Luan sem o conhecimento dos pais e nem da família onde o mesmo estava morando. Mesmo depois de a notícia ter se espalhado na pequena cidade de Vila Nova e nas redes sociais, o mesmo não se manifestou, vindo a revelar o paradeiro da criança somente depois de abordado por populares.
Cidadesnanet