Uma suspeita de Peste Suína Clássica (PSC) no município de Água Branca foi descartada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi). Segundo o médico veterinário da Adapi regional Picos, Edilton Pedro da Silva, para evitar a contaminação, o estado do Ceará está proibido de fazer o transporte de animais suínos e de seus produtos de origem para o Piauí.
Essa foi a medida adotada pelo órgão após a confirmação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) de um foco de peste suína clássica (PSC) no estado vizinho.
O veterinário conta que com o recente caso de peste suína clássica registrada no Ceará, dúvidas surgiram, segundo ele, a doença é altamente contagiosa, mas somente entre porcos e javalis e não passa para o ser humano.
Ele alerta que se o proprietário perceber alguns sintomas da doença, deve procurar o escritório da ADAPI para que o técnico faça a notificação. Caso o animal seja diagnosticada com o vírus, o mesmo será sacrificado. “O proprietário deve procurar imediatamente os escritórios da Adapi nas suas regiões que devem mandar o contato com a estatual em Teresina para que seja acionado uma equipe de médico veterinário para ir até a propriedade para fazer o diagnóstico se existe alguma suspeita confirmada ou não da Peste Suína”, disse.
Sintomas da doença
Hemorragia, que pode levar à morte; febre alta; falta de coordenação motora; orelhas e articulações azuladas; vômitos, diarreia; falta de apetite; esterilidade e abortos; leitões natimortos ou com crescimento retardado. Entre as características da doença estão também o agrupamento de animais nos cantos das pocilgas e a morte após quatro e sete dias do início dos sintomas.
Confira a entrevista
EDILTON PEDRO DA SILVA