Início Destaque Mulheres umbandistas são homenageadas em Picos

Mulheres umbandistas são homenageadas em Picos

A Coordenadoria de Direitos Humanos de Picos realizou na nesta segunda-feira (11) um café da manhã para as mulheres umbandistas em homenagem à passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 08.

A coordenadora da pasta, Jovanna Cardoso falou do trabalho de inclusão que é desenvolvido pela coordenadoria que ela está à frente e ainda da importância da representatividade das minorias.

“De última hora nós resolvemos fazer uma homenagem às mulheres, em especial às que são discriminadas, as que não são inclusas, as que não estão todos os dias na rotina da sociedade e que, de certa forma, são segregadas, até por conta da sua religião, porque a guerra e a intolerância religiosa no Brasil é muito grande. Então a gente decidiu homenagear pela passagem do 08 de março, as mulheres de umbanda”, explicou Jovanna.

A presidente da União Umbandista de Picos, Irmã Jandira, falou da intolerância religiosa e destacou que o preconceito ainda existente é devido à falta de conhecimento acerca da religião.

“Eu tenho a agradecer por esse momento que é oferecido à mulher umbandista, porque hoje a umbanda, e o espiritismo em geral, na maioria das vezes, são recriminados, mas nós não temos que ser recriminados, porque somos humanos, como de qualquer outra igreja, somos do bem e somos de luz”, disse.

Irmã Jandira falou ainda que espera que a religião umbanda seja levada para as escolas, assim como as outras religiões, ela fala que é importante mostrar a umbanda como parte da cultura do Brasil.

A Umbanda é uma religião brasileira que sintetiza vários elementos das religiões africanas e cristãs, porém sem ser definida por eles. Formada no início do século XX no sudeste do Brasil a partir da síntese com movimentos religiosos como o Candomblé, o Catolicismo e o Espiritismo.

A homenagem aconteceu na Sala de Reuniões do Centro Administrativo de Picos.

CONFIRA AS ENTREVISTAS
JOVANNA CARDOSO

IRMÃ JANDIRA