Aconteceu na manhã desta segunda-feira (28) o lançamento da 13ª edição da Caminhada da Solidariedade e da Paz 2018, que traz como tema “Solidariedade com os Pobres – Promover a vida é nossa missão”.

O lançamento oficial aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral e contou com a participação do bispo de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, os padres referenciais da Caminhada, Sebastião Francisco dos Santos, Francisco de Assis Sousa e Feliciano dos Santos Dias e de Leigos integrantes da coordenação.

O Bispo de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, falou que a caminha deste ano tem um foco especial, que é a solidariedade com os pobres. Ele afirmou que a presença dos pobres na sociedade é uma realidade inegável e que a igreja de Picos tem se dedicado à causa dos mais necessitados, sobretudo, as pessoas em situação de rua.

“A igreja de Picos, em vários anos, tem se dedicado a essa causa, nós já acompanhamos as pessoas em situação de rua, todo mês tem um encontro com eles, um café comunitário, alguns encaminhamentos para tratamento de saúde. Nós achamos que isso não é suficiente, nós podemos fazer muito mais, contando com esse coração que é solidário que é muito visível e conhecido por nós da parte do povo de Picos, que tem essa característica própria de colaborar”, explicou.

Bispo de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva

Dom Plínio falou ainda sobre a mudança de trajeto da caminhada, que antes acontecia do bairro Junco à Catedral e hoje, os fiéis percorrem apenas algumas ruas do Centro da cidade.

“Nós discutimos bastante que essa caminhada feita na BR tinha algumas dificuldades, sobretudo na parte de trânsito. A cidade de Picos, como é comprovado por todos, ela tem um espaço muito restrito que não acata todos os veículos e a BR, por ser parte da cidade, ela também faz parte desse espaço e está sempre cheia. […] Era complicado, porque as pessoas caminhavam junto com os carros, mesmo com o auxílio da PRF”, argumentou.

O Padre Sebastião Santos, que é um dos organizadores do evento religioso, pediu o apoio da sociedade de Picos e região, na execução da caminhada, que segundo ele, só acontece com a participação da população.

Padre Sebastião Santos

“Nós queremos contar com a sociedade civil organizada, com os empresários que possam fazer o patrocínio, afinal esse projeto só se consuma, só se realiza com o patrocínio das camisetas e a venda das camisetas, por isso nós pedimos encarecidamente às pessoas que possam realmente patrocinar as camisetas, porque, na medida em que patrocina a camiseta, ele está também divulgando a sua empresa, a logomarca no verso e nós estaremos também realizando esse sonho, que é a continuidade da construção de uma casa de passagem aqui no Centro”, explicou o Pe. Sebastião.

O material de divulgação já está sendo disponibilizado pela organização, que são panfletos, adesivos, cartazes e também as camisetas, que estão sendo comercializadas pelo valor de R$:15,00.

A 13º edição da caminhada será realizada no dia 04 de agosto, a partir das 17 horas, com saída da Avenida Severo Eulálio, no Posto Novo, seguindo até à Praça Justino Luz, onde acontecerá a celebração eucarística e terá o encerramento na Catedral Nossa Senhora dos Remédios.

CONFIRA OS ÁUDIOS:

DOM PLÍNIO JOSÉ LUZ DA SILVA-

PADRE SEBASTIÃO SANTOS-