Início Destaque Aterro Sanitário volta a preocupar moradores do Val Paraíso, que ameaçam interdição...

Aterro Sanitário volta a preocupar moradores do Val Paraíso, que ameaçam interdição do local

Mais uma reclamação dos moradores do povoado Val Paraíso chega ao Grande Jornal. De acordo com a população a situação está cada dia mais caótica e as famílias daquela localidade estão assustadas com as consequências que a exposição ao lixo podem causar.

Rosilene moura, presidente da Associação de Moradores da comunidade de Val Paraíso, denuncia que no local há uma vala aberta, sem a proteção de uma manta, que está recebendo o lixo sem nenhum tipo de tratamento. Ela teme ainda que a população não possa utilizar mais água dos poços, já que o lençol freático pode ser contaminado.

“A reclamação maior é porque eles nunca cumpriram o que nos prometeram, desde o início todo mundo sabe que era para ter feito um aterro sanitário, que, no entanto, nunca foi um aterro sanitário, sempre foi um lixão a céu aberto e a cada dia que passa é só piorando. Por último, a vala que estava aberta, que era para ter sido colocado uma manta, eles estão jogando o lixo dentro dessa vala sem nenhum tratamento”, disse.

O líder comunitário do Val Paraíso, Neto Araújo, fala que o lixo não está sendo colocado em valas – como era a proposta do aterro – ele afirma que há um “paredão” de mais de 5 metros de dejetos. Ele destacou que se nenhuma providência for tomada, o local será bloqueado pela comunidade.

“O que nós encontramos lá foi uma barragem, completa, com paredão circulando o lixão, com mais ou menos cinco metros de altura, mais de cinco de largura […]. A gente vai ter que tomar uma decisão, que é reunir a comunidade, pedir às comunidades vizinhas se irmanar à gente para tomarmos uma providência”.

O morador José Antônio Araújo, fala que a situação é revoltante, ele disse que já perdeu muitos animais por conta do lixo.

Nossa equipe conversou com a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos, Maria Santana, que explicou que o lixo que está sendo enterrado no aterro sanitário do Val Paraiso não precisa de manta.

Segundo a secretária, foram enviados especialistas até o local, onde os mesmos fizeram um relatório e chegaram à conclusão que o lixo tipo classe 2 não faz mal à população e nem ao meio ambiente.

Veja mais fotos:

 

CONFIRA AS ENTREVISTAS:
ROSILENE MOURA 

NETO ARAÚJO 

JOSÉ ANTÔNIO ARAÚJO 

MARIA SANTANA